? ºC Tangará da Serra - MT

Agronegócio

15/01/2018 08:56 G1

Lavouras de soja tomam espaço e produção de arroz cai em MT

Houve queda na produção de arroz no estado em comparação com a safra anterior. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de redução de 15% na produção total de arroz em Mato Grosso, chegando a quase 415 mil toneladas.

Há cerca de 10 anos, Mato Grosso tinha uma produção de quase 730 mil toneladas de arroz. A destinação das áreas para a soja é um dos motivos para a redução.

Em uma propriedade de 1.200 hectares em Sinop, a 503 km de Cuiabá, o arroz deu lugar a soja há algumas safras. O vigor da oleaginosa e o preço animam o agricultor a cada ano. Na última safra, a saca de 60 kg de soja chegou a ser vendida a R$ 60, enquanto a saca de arroz, também de 60 kg, esteve em média R$ 40.

O cereal até pode voltar a fazer parte dos cultivos da fazenda, mas só de vez em quando, nas áreas novas, onde a cultura é totalmente indicada.

"Nós abrimos uma pequena área degradada no ano passado e produzmos arroz, mas o preço do arroz não ajuda muito", disse o agricultor Gilberto Baldissera.

Assim como Gilberto, muitos produtores de Mato Grosso deixaram de investir no cultivo de arroz e o estado vê a produção cair a cada safra.

A área cultivada de arroz nesta safra deve ser de 147.200 hectares, ou seja, 9,3% menor que na safra passada, quando foram cultivados 162.300 hectares.

O agricultor Agenor Pelissa trabalha com a venda do arroz para semeadura e registrou queda de 30% na comercialização de sementes, em comparação com o ano passado.

O produtor não fica com estoque sobrando porque diminuiu a produção de sementes com o passar dos anos. Além disso, busca compradores em outros estados.

"O estado de Mato Grosso sempre foi um grande plantador de arroz, desde a década de 80, 90, onde ele entrou muito nas aberturas de área. Chegamos ao auge da produção de arroz no ano de 2004, 2005, quando teve uma grande crise na agricultura e dali para frente houve uma tendência gradativa de diminuição de área de plantio. Comparando com o ano de 2005, nós temos aí menos de 50% de áreas plantadas de arroz do que daquela época", avaliou.

O arroz, segundo ele, está sendo plantado nas áreas de pastagens.

 

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo