? ºC Tangará da Serra - MT

Agronegócio

30/04/2018 17:18 Diário Da Serra

VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA INICIA AMANHÃ NO ESTADO

Começa amanhã, dia 1º, a vacinação contra a febre aftosa em 22 estados e no Distrito Federal. A meta do Ministério da Agricultura, Pecuária  e Abastecimento (Mapa) é imunizar 198 milhões de bovinos e bubalinos durante todo o mês de maio. O número representa mais de  90% do rebanho do país, de 217,5 milhões de cabeças. Mato Grosso iniciará 2017 com uma mudança no calendário de vacinação contra a febre aftosa para o rebanho bovino e bubalino do estado. Na etapa de maio será vacinado o gado em todas as faixas etárias, de mamando a caducando - anteriormente eram vacinados nesta etapa apenas os animais de até 24 meses. Já em novembro serão imunizados rebanhos com até dois anos.


Segundo o médico Veterinário do Indea de Tangará da Serra, Nelson Vicentin Júnior, a comercialização da vacina iniciou ainda em abril.  “Desde o dia 27 de abril teve início a comercialização da vacina contra a febre aftosa e a partir de amanhã, o produtor já pode começar a vacinar os animais”, informou, alertando para o prazo. “Ele terá de amanhã, dia 1º para vacinar até o último dia do mês, que acredito seja dia 30 de maio. E para comunicar, ele poderá fazê-lo até dia 10 de junho”, destacou ao ressaltar que nessa fase, todos os animais devem ser vacinados. “Nessa etapa agora, como desde  o ano passado, teve a inversão das etapas. Nessa etapa de maio, são todos os bovinos e bubalinos de todas as idades”, reforçou.


Ainda, conforme o veterinário, a vacina contra Brucelose também já pode ser feita. “Lembramos também que o produtor pode nessa etapa fazer a vacinação contra brucelose, aproveitando que está com todo gado no curral, já fazer nas bezerras na idade de três a oito meses, sendo que agora só é necessário somente o algarismo 8 e não mais o V8 na cara do animal”, pontuou Vicentim ao convidar proprietários a regularizar seu estoque.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo