? ºC Tangará da Serra - MT

Agronegócio

31/10/2018 17:40 AGRO OLHAR

Blairo Maggi lamenta fusão de ministério em governo Bolsonaro e prevê prejuízos ao agro

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi (PP), lamentou que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) tenha decidido fundir a pasta com a de Meio Ambiente. Maggi, que já havia se posicionado contra a proposta, se manifestou direto dos Emirados Árabes, onde participa da exposição Agrispape.

Maggi sustenta que a medida trará prejuízo ao agronegócio brasileiro, que passa por uma fase de abertura de mercados no mundo. O medo do ministro é de que a ação causa resistência à entrada de mercadorias brasileiras em países exportadores.


Outro eixo da crítica de Blairo Maggi à iniciativa se baseia em questões práticas de trabalho do ministério. Ele sustenta que por mais que em alguns momentos os assuntos guardem correlação, a agenda ambiental extrapola a zona de interesse da agricultura e pecuária. São atribuições do Ministério da Agricultura, por exemplo, debates com relação à energia, infraestrutura, mineração, petróleo.


Para o ministro, seria dificílimo conciliar todos esses assuntos. “Como um ministro da agricultura vai opinar sobre um campo de petróleo ou exploração de minérios?”, questionou. “Existem muitos fóruns importantes nos quais o Brasil deve marcar sua posição, mas não será possível para um ministro participar de todos sozinho”, lembrou.


Durante a campanha, Maggi já havia criticado a hipótese dessa fusão e chegou a comemorar quando o então candidato sinalizou que recuaria da ideia.


Ao longo dos últimos dois anos e meio, Blairo Maggi viajou pelo mundo divulgando a sustentabilidade do agronegócio brasileiro e cobrando preferência pelos produtos do Brasil por causa dos custos dos produtores em manter reservas ambientais em suas propriedades. As informações são da assessoria de imprensa.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo