? ºC Tangará da Serra - MT

Baladas

19/04/2017 18:03

Hemocentro faz apelo para doação de sangue e alerta para feriado prolongado

Feriado prolongado chegando e você vai viajar ou ficar em casa de boa? Antes de programar o final de semana é importante dar uma passada no MT-Hemocentro para ajudar o próximo. É com esse chamamento que a unidade conclama a população para manter o estoque atual de sangue para suprir as demandas regulares quanto os períodos sazonais, como é o caso do feriado de Tiradentes que antecede o sábado e domingo.

 

Menores de 18 anos podem doar acompanhado dos pais

De acordo com a responsável pelo setor de captação de sangue, Magda Matos, todos os tipos sanguíneos, positivos e negativos estão sendo recebidos no MT-Hemocentro. Porém, os doadores que são RH negativos (*O-; B-; A- e AB-) são muito raros e o local não tem mais disponível para atender casos de emergência.

 

“Este é o segundo feriado prolongado no mesmo mês. E, na próxima semana ainda temos mais um. Estamos bastante preocupados porque a reserva que tínhamos aqui não deu para atender nem no primeiro feriado que foi da Semana Santa. Então pedimos a colaboração de todos. Sabemos que todos merecem folga, mas antes disso dê uma passada na unidade para nos ajudar”, pediu.

 

Conforme Magda, em dias comuns mais de 100 pessoas são atendidas no local. Já em épocas de feriado e principalmente em períodos prolongados o número muitas vezes costuma dobrar porque o total de pessoas que transitam fora do perímetro urbano é bem maior.

 

“O fato de falar que uma pessoa tem O- e ela pode receber doação de AB+ isso é mentira, porque não existe um processo que faz a modificação do sangue. E, se isso acontecer com alguma pessoa ela morre em menos de 10 minutos. Então quanto mais tipagem sanguínea tiver estocado, cada vez mais pessoas podem ser beneficiadas”, afirmou.

 

Para ser doador é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos.  Menores de 18 anos podem doar apenas na companhia dos pais. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e ter dormido bem nas últimas 24 horas. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos.

 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo