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22/01/2018 15:07 AGRO OLHAR

Figurando entre melhores do país, franquia com unidade em MT elenca dicas para sucesso

Um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que o faturamento do setor cresceu 7,8% no terceiro trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, o mercado de franquias faturou R$ 41,8 bilhões no terceiro trimestre deste ano. Em 2016, o valor foi de R$ 38,8 bilhões. A Franquia Salomé Bar, desde 2009 no mercado e com matriz em Sorocaba/SP e unidade em vários estados, incluindo Mato Grosso, é um desses exemplos de sucesso.

Desde 2012, ela figura entre as melhores franquias do Brasil em pesquisas realizadas pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceria com o Serasa Experian. Em 2016, a marca conquistou o primeiro lugar no segmento de bar/boteco. Para Elaine Buzziol, diretora financeira da Franquia Salomé Bar, o segredo é simples. "Ter iniciativa, criatividade, fazer cursos de capacitação, investir em treinamento e acompanhar a tecnologia são requisitos que devem ser levados em conta na hora de abrir uma franquia".

De olho em casos como este, muitos já devem ter parado para analisar a possibilidade de terem o seu próprio negócio. As dúvidas, somadas à instabilidade econômica vivida pelo Brasil, levam a desistência imediata do sonho de ser dono de algum estabelecimento comercial. Porém, neste ano, o mercado de franquias brasileiras vai na contramão da crise e mostra que apostar em uma pode ser a solução para aqueles que precisam de um empurrãozinho para investir.
O  primeiro passo é saber se você, realmente, tem perfil de empreendedor. "Identificar em si mesmo o perfil de empreendedor é fundamental antes de tudo, pois é preciso levar jeito para a função. Ter cuidado como com qualquer outro negócio próprio; analisar os prós e contras em se tornar um franqueado e se dedicar para seguir à risca as operações da marca é o começo para um caminho de sucesso”, diz.
A ABF elencou ainda outras quatro dicas preciosas para quem pretende empreender em franquias este ano. Confira:

Elaine considera fundamental estar atento à concorrência. "Ter clareza de quem são seus concorrentes e o que eles oferecem para se diferenciar de você; estar aberto à novos aprendizados e acompanhar as evoluções do mercado são pontos importantes para o seu negócio não ficar para trás."

Um negócio sem clientela não sobrevive. "Sempre entregar ao cliente o valor prometido pela marca e mantê-lo ao longo da operação é a melhor opção para fidelizar o cliente. Os consumidores gostam de marcas que cumprem o que prometem", explica Elaine.

Ter o próprio negócio é saber que, poucas ou muitas vezes, terá que enfrentar um mercado desaquecido ou "baqueado" por conta de crises econômicas. De acordo com Elaine, o importante é não deixar a peteca cair. "Entender a demanda do mercado durante os períodos instáveis; analisar onde é preciso mudar para crescer ou, pelo menos, manter o faturamento e buscar novas soluções requer paciência e persistência. Não desista".

A alimentação é algo com que o brasileiro não costuma economizar. Por isso, se o seu interesse é se aventurar neste ramo, vale ressaltar que é preciso dedicação. "Analisar o mercado, estudar a concorrência e ter disponibilidade para estar 100% à frente do negócio nos 12 primeiros meses, além de se preocupar em fidelizar sua clientela; controlar financeiramente o negócio e ter a visão da empresa como um todo vão garantir uma vida empresária calma e sem atritos", finaliza Elaine.


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