? ºC Tangará da Serra - MT

Cidades

04/12/2017 09:24

Governo realiza Feira de Convivência para idosos da Baixada Cuiabana

Idosos dos centros de convivência da Baixada Cuiabana participarão da Feira de Convivência dos Idosos, que será realizada nos dias 19 e 20 de dezembro, no Hotel Fazenda, em Cuiabá. O projeto social é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Núcleo de Ações Voluntárias (NAV).

O projeto tem como objetivo fortalecer os vínculos afetivos e culturais entre os idosos por meio de trocas de experiências e atividades culturais. Também visa fomentar o comércio e intercâmbio de produtos regionais, dentro da diversidade que se apresenta no Estado.

A titular da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Mônica Camolezi, ressalta a importância do evento para os idosos. “O grande objetivo desta ação conjunta é propiciar para os idosos mato-grossenses uma vivência ímpar, que valoriza as experiências e que estimule e potencialize contribuindo no desenvolvimento da autonomia e protagonismo social de cada um”, disse.

A secretária destaca que a Setas vem desenvolvendo por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas) atividades de apoio à pessoa idosa como o Serviço de Proteção Social Básica e Tipificação Nacional de Serviços Socio Assistenciais que dispõe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

O governador Pedro Taques salienta que projetos sociais como a Caravana da Transformação beneficiam esta população que vem aumentando consideravelmente. “Durante a caravana percebemos que o número de pessoas idosas está crescendo e nós temos nos esforçado para atender a todos com os nossos serviços”, disse.

A presidente de honra do NAV, professora Eda Taques, ressalta que esse evento é uma determinação do governador para promover a inclusão e socialização dos idosos. A coordenadora do NAV, Cely Almeida, destaca que a feira é um pedido antigo dos idosos e aposentados. "Esse é um desejo da maioria dos idosos, inclusive da dona Eda, que é idosa. Eles querem ter suas experiências valorizadas e potencializadas. Então, o grande objetivo da feira é valorizar e também homenagear nossos idosos", disse Cely.

O público alvo do evento são Idosos inclusos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e centros de convivência de 13 municípios do Estado de Mato Grosso. Entre eles estão: Cuiabá (sede), Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

Durante os dois dias serão realizadas apresentações das regionais com rodas de conversas, palestras e dinâmicas com atividades culturais. Para os atendimentos sociais serão montadas estruturas com exposições de diversos produtos e serviços trazidos pelas comunidades participantes no evento.

Para o auxílio nos atendimentos, o evento contará com a participação de profissionais das Secretarias de Cultura, Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Turismo, Comunicação e também parceiros como UFMT (Fisioterapeutas, Enfermeiros) e Unimed Cuiabá (Ambulância e Médicos Socorristas).


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo