? ºC Tangará da Serra - MT

Cultura

16/08/2017 08:38 MÍDIA NEWS

Orquestra Cuiabana de Choro lança CD em concerto

O projeto “Com a Corda Toda”, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançará o CD “Chorando em Cuiabá”, da Orquestra Cuiabana de Choro, no próximo dia 17, às 20h, no Teatro Universitário, durante concerto do grupo.

Os ingressos para a apresentação poderão ser adquiridos uma hora antes do show, na bilheteria do teatro, em troca de 1 litro de leite. O CD é realizado em parceria com a Pró Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e a Secretaria de Cultura de Mato Grosso.


A Orquestra Cuiabana de Choro iniciou como um projeto de extensão do Departamento de Música em 2014 e, em 2016, foi englobado pelo projeto “Com a Corda Toda”, que abrange também outros projetos de extensão.

 

“Nesse tempo, o grupo conseguiu fazer um movimento muito legal na cidade, atraindo musicistas, instrumentistas e, principalmente, público para o projeto. Hoje, temos em Cuiabá um movimento muito bom para o choro, inclusive com rodas de choro que se tornaram tradicionais”, explica o professor Oliver Yatsugafu, coordenador do projeto.


Andrew Moraes, estudante de composição da UFMT e diretor musical da Orquestra, destaca que todas as faixas de “Chorando em Cuiabá” são de autoria dos músicos do grupo – composição e arranjo – e falou um pouco do trabalho realizado.

 

“Foi interessante, nós compusemos as músicas e apresentamos isso para o grupo, e então trabalhamos no arranjo delas. Esse processo dialogado enriqueceu muito o trabalho”, comenta.


O coordenador também salienta que o repertório do grupo é composto de músicas autorais, pois dá ao trabalho uma identidade regional. “Vemos muitas manifestações artísticas e culturais que marcam a identidade de um povo. A Orquestra está incluída nessas manifestações. Endosso, com isso, o apoio a esta iniciativa, e fraremos tudo o que for de nosso alcance para que tenham condições de continuar desenvolvendo esse trabalho”, pontuou.


No dia do lançamento, o público poderá conferir ao vivo todas as músicas do CD, com a presença de convidados especiais e, ainda, outras peças que marcaram a história do Choro. 


A Orquestra é composta pelos artistas Andrew Moraes, Levi de Barros, Augusto César, Maycon Alencar, Rodrigo Cavalcante e Odenil Fernandes. A lista de faixas do álbum é a seguinte: “Conversa de Jacaré”, “Salvador”, “Num tô falano pro cê”, “Joãozinho no choro”, “Saudades de Maria”, “Eu sou do Barulho”, “Choro 1”, “Abel na Gafieira”, “André no Baião”, “Sensível”, “Benzinho”, “Um a Zero”, “Tuiuiu”, além da faixa-título “Chorando em Cuiabá”.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo