? ºC Tangará da Serra - MT

Cultura

19/10/2017 08:05 Folha Max

Escola estadual recebe exposição Flores da Chapada

A Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, em Cuiabá, recebe a exposição Flores da Chapada – projeto que reúne registro fotográfico e telas da flora e fauna do cerrado mato-grossense. A iniciativa visa mostrar e preservar o segundo maior bioma do Brasil e dar visibilidade a este amor pelas coisas da terra. A mostra ocorre no auditório da unidade escolar e está aberta à visitação dos alunos, professores e comunidade, das 7h30 às 17h30. 

O projeto foi idealizado pelo geógrafo João Almeida, que fez registros fotográficos mensalmente em 2015 e 2016, no Parque Estadual da Chapada dos Guimarães, capturando a riqueza das espécies da região.

Ele destacou o colorido único das flores do cerrado e também caules, frutos, insetos polinizadores, visitantes e aracnídeos. Suas imagens mostram conexões ancestrais com a vida na natureza.

A coletiva, que traz ainda obras dos artistas plásticos Eder Marques, Gilda Portella, Yara Balster e Sonia Nigro, que transmutam nossa perspectiva, transbordando cores, formas, que nos fazem amar e sonhar com as flores do cerrado. O ambiente com sons da natureza e aroma de rosas leva o visitante a uma viajem sinestésica ao cerrado brasileiro.

De acordo com os artistas, para preservar é preciso conhecer. Assim, objetivo é também ecológico, visando conscientizar para sensibilizar pela arte. “Imagens que nos despertam para urgência da preservação, da fonte das águas cristalinas e sua vital componente do equilíbrio ecológico do planeta”, destaca Almeida.

A EE Francisco Alexandre Ferreira Mendes está instalada na Rua 38, nº 363, no Bairro Boa Esperança.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo