? ºC Tangará da Serra - MT

Cultura

04/12/2017 15:25 Prefeitura de Várzea Grande

Crianças vivenciam a magia natalina, no Natal Feliz em Várzea Grande

Foi em clima de muita expectativa e emoção que dezenas de crianças de todas as idades acompanhadas de seus pais recepcionaram o Papai Noel, na noite deste domingo (03), na Praça Aquidaban, Centro de Várzea Grande. Apesar da ansiedade, Ana Sofia, de quatro anos, aguardou pacientemente a sua vez de entrar na casinha e dar aquele abraço no bom velhinho e na Mamãe Noel. A mãe Carolina da Silva contou que ela já havia deixado uma cartinha na caixa de Correios de sua casa, mas reforçou o pedido e saiu feliz.

“Fazer a visita e o pedido é manter a magia do Natal. O desejo dela vai ser realizado”, contou a mãe da menina, Bruna Luana Araújo, acompanhada de seu esposo, Adagilson Rodrigues e do filho caçula, Vinicius de dois anos, que pela primeira vez visitava o Papai e a Mamãe Noel. Muito contente, os pequenos se sentiram em casa, recebeu abraços  do Papai Noel e pediu um carrinho de presente.

Já a família da Márcia Correa Ferreira, do bairro Parque Del Rei, esposo, José Roberto e os filhos, Bruna nove anos; Brenda quatro anos e Robert Matheus 1 ano e oito meses ficaram maravilhados com o cenário natalino que encontrou no Centro de Várzea Grande.  “Meus filhos estão felizes e encantados com a decoração natalina e a presença do Papai Noel.  Aproveitamos o passeio familiar e registramos todos os momentos de nossos filhos, em especial com o Papai Noel. Essa gestão está provocando uma revolução na cidade. Estamos sentindo mais valorizados com os mecanismos de cuidado, proteção e lazer, esses atrativos nos orgulham como cidadão.  Hoje temos satisfação em dizer que somos e moramos em Várzea Grande. Todos finais de semana estarei aqui com minha família para descontrair. Tudo está muito lindo, rico em detalhes com uma organização impecável. Posso dizer que me orgulho de ser uma cidadã várzeagrandense.

Este Natal com a Praça toda enfeitada, nos proporcionado o resgate da nossa identidade e melhorado nossa autoestima, com um lugar para comemorara a chegada do final de ano. Meus filhos estão felizes e maravilhados com as peças lúdicas, luzes, e a apresentações culturais do evento”, relatou Márcia.

O projeto “Natal Feliz” é uma idealização da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com a integração de todas as demais Pastas Municipais, está em sua 3º edição. A programação natalina ocorrerá nos três finais de semana (sábados e domingos), que antecedem o Natal. A finalidade do projeto é promover um local gratuito de lazer, descontração, harmonia e comunhão às famílias da cidade com um cenário natalino temático. No local estão espalhados símbolos e enfeites de temas natalinos por toda a Praça, palco com atrações artísticas, culturais, shows, feira de artesanato e Praça de Alimentação.

Toda a sensibilidade do natal pode ser percebida em cada peça decorativa, onde pode se visualizar vários momentos representativos da época como a chegada dos anjos, dos três Reis Magos e representação do nascimento do menino Jesus. Também momentos do Natal contemporâneo onde renas pastam fazendo alusão que estão se preparando para a grande jornada do Papai Noel, e o bom velhinho está presente nas obras em momentos com suas caixas de presentes e na mítica cena do trenó.

A Prefeitura de Várzea Grande também se preocupou com o lado solidário em que o Natal proporciona à sociedade.  Com isso, firmou parcerias com entidades filantrópicas para uso do espaço público na Praça de Alimentação, no local estão sendo comercializados comidas típicas, salgados, espetinhos, refrigerantes, sucos, entre outros. Toda a renda arrecadada será destinada para as entidades Ong Lírios; Projeto Cáritas Paroquial; Ong Nossa Terra Nossa Gente e Lions Clube Flor do Cerrado.

A coordenadora de Cultura e Pedagógica Ong Nossa Terra Nossa Gente, Gonçalina Ribeiro disse que a parceria da prefeitura vem fortalecer e inovar atividades desenvolvidas pela entidade. “A entidade visa resgatar, preservar e promover a cultura do município. Desenvolvemos atividades nas feiras multiculturais, capacitação profissionalizante de informática para adolescentes e jovens. Esse recurso financeiro será implementado no custeio mensal da Ong, também na inovação e melhorias para ampliar a rede de  atendimento”.

O projeto Cáritas Paroquial também está presente no stand da Praça de Alimentação do ‘Natal Feliz’. O projeto vive de doações e ensina valores cristãos e promove a cultura de paz, existe há 13 anos em Várzea Grande e, atualmente, atende mais de quatro mil crianças em mais de 21 bairros da cidade. Cáritas Paroquial também oferece consultas odontológicas e laboratório de informática na Conferência da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Várzea Grande. A sede fica na Capela do Piçarrão. “Participar deste evento teremos um incremento expressivo de recursos para a própria manutenção e subsistência do projeto social. Os recursos angariados irão nos ajudar bastante, um incentivo em nossas ações sociais. A Prefeitura está nos proporcionando dar continuidade no projeto, pois as famílias vêm passear e divertir no local e ainda tem a possibilidade de ajudar as entidades filantrópicas no consumo de alimentos”, agradece a vice coordenadora, Valdirene Aparecida Boin de Lima. 

A prefeita disse que a montagem do cenário natalino propicia aos munícipes um ambiente adequado e aconchegante para as comemorações natalinas de 2017. “Esta é uma data muito importante e nossa população merece ter uma cidade bonita, decorada e iluminada para receber seus familiares e amigos para as comemorações do final de ano, especialmente, para a vinda do menino Jesus”, afirmou.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo