? ºC Tangará da Serra - MT

Cultura

07/12/2017 15:06 Gazeta Digital

Galeto com toque cuiabano faz ceia natalina

Com a proposta de atender a famílias menores, reduzir o desperdício e sair do tradicional “peru natalino”, a empresária Lorena Bezerra, proprietária do Galeto Cuiabano, propõe uma ceia de Natal cuja “estrela” do cardápio é o galeto especial marinado e recheado, acompanhado de um mix de cebolas tostadas, tomatinhos e azeitonas pretas.

São seis opções de acompanhamentos, salada de farfaline com petisco de manjericão, lâminas de parmesão, rúcula e tomate seco; salpicão tradicional com palha de batata doce; creme de milho; farofa de damasco com bacon; arroz especial de bacalhau; arroz com crocante de castanha. Tem ainda duas alternativas de massas para complementar, canelone de ricota e espinafre ao molho de queijo; e nhoque recheado com queijo e manjericão ao molho.

Como sobremesa sorvete, preparado com sorvete de creme com doce de leite e cobertura de brigadeiro meio amargo, nozes e cereja, além do clássico pudim de leite condensado.
O frango, esclarece Lorena, serve até quatro pessoas. Os pedidos podem ser feitos até o dia 22 para retirada no dia 24.

Segundo a empresária, que considera a ceia de Natal, a refeição mais importante do ano, “a proposta da casa não é sofisticada, mas tudo é muito saboroso e com um toque familiar, como pede a ocasião”.

O frango é macio, suculento, resultado de uma marinada feita com vinho, ervas frescas e orgânicas, colhidas em uma horta de Chapada dos Guimarães, fornecedora da casa durante todo o ano.

Aberto em setembro de 2014, o Galeto Cuiabano tornou-se uma referência em Cuiabá neste tipo de prato que é muito popular na Região Sul do país e no Rio de Janeiro, embora guardem algumas diferenças na forma de servir e nos acompanhamentos.

Lorena, que estudou o assunto galeto durante um ano e meio antes de abrir o restaurante, explica que no Sul o prato tem uma “pegada” italiana.

É servido com massa, polenta e maionese em formato de rodízio.

Já no Rio de Janeiro é uma típica comida de buteco, sendo normalmente servido com arroz de brócolis e batata frita. 

 Chocotone, uma das sobremesas da ceia

Em Cuiabá, ela criou uma versão local do prato com acompanhamentos regionais, muitos com referências familiares, como farofa de banana de uma tia, maionese da outra, feijão empamonado, sem esquecer as sugestões de clientes que foram surgindo ao longo desse um ano e meio de funcionamento da casa. “A polenta cremosa, por exemplo, foi sugestão de um cliente”, conta.

Entre as sete opções de galeto estão inclusas duas desossadas e recheada. Para quem se preocupa com a saúde, tem a versão fit, com batata doce e juliene de legumes.

Os mais pedidos são o Cuiabano, servido com farofa de banana, maionese e arroz; e o São Ditinho, criado especialmente para o Festival Gastronômico de São Benedito e que acabou ficando no cardápio. Nele, o galeto tradicional é servido com feijão empamonado, arroz de galinhada na couve.

Ainda com relação ao cardápio, as entradinhas como pastel de carne de panela e polenta crocante com geleia de pimenta e molho cremoso de parmesão também se destacam.

Para quem não abre mão da sobremesa, manjar de leite condensado com calda de ameixa e pudim de leite condensado, dois clássicos que fazem sucesso. Tem ainda o sorvete de creme com banana caramelada, o sorvete de creme com brigadeiro mole e farofa doce. Na linha regional, o Trio da Terra junta goiabada, furrundu e doce de leite. Na linha mais leve, abacaxi fresco com raspas de limão, canela e hortelã. 

Galeto Cuiabano, o mais pedido da casa

 

O clássico pudim de leite faz sucesso

O restaurante, que abre de todos os dias para almoço, das 11 às 14h30, e à noite apenas na sexta-feira (a partir das 19h) para o rodízio, funciona numa charmosa casa com ambientes acolhedores e com decoração simples, porém primorosa, onde cada detalhe é valorizado.

Um detalhe interessante é o mercadinho com produtos regionais como doces, cachaça, azeite temperado, cerveja artesanal e até livros.

Para a criançada, além de opção de prato especial para os pequenos, tem um cantinho para elas se divertirem com mesinha e cadeirinhas coloridas, além de muitos brinquedos pedagógicos.

Lorena destaca a missão do Galeto Cuiabano: “queremos que a pessoa tenha uma boa experiência conosco”. Talvez isso explica a cliente cativa, composta sobretudo de executivos, a maioria mulheres.

   

                                                                                                       

  Pratos da ceia de Natal com toque especial de comida caseira


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo