? ºC Tangará da Serra - MT

Cultura

20/07/2018 17:33 hiper noticias

Maestro aposentado se encanta e toca com músicos do projeto Piano Gente

“Eu vim comprar um peixinho para comer e vi essa coisa bonita”, diz João Batista, 78 anos, ao encontrar o projeto “Piano Gente” no do Mercado do Porto, nesta sexta-feira (20). O projeto também está inserido na revitalização da cidade, sendo preparada para os 300 anos de Cuiabá.

Francisco Vuolo, secretario de cultura, esporte e turismo do município, apontou que o projeto visa levar a música até a população. “É um instrumento mágico, símbolo de harmonia, paz e união. Hoje estamos inovando ao trazer para esse local que é um dos cartões postais da cidade e vai ser reformado”, disse o chefe da pasta. O objetivo é levar a música e despertar nas pessoas que gostam do piano e da música a vontade de tocar”, ressaltou Vuolo, que afirmou que o piano é aberto para quem se prontificar à toca-lo. E esse foi o caso do seu João Batista. Ele toca instrumentos de sopro há pelo menos 53 anos, é maestro e trabalhou 38 anos de sua vida na Escola Técnica Federal. Quando ele chegou ao mercado, se encantou com a apresentação e pediu para tocar. Em uma bela apresentação ele entoou lambadão e rasqueado, enquanto emocionava e encantava todos que pararam para assistí-lo

 Após finalizar a apresentação agradeceu a oportunidade e relatou estar muito feliz por ter esse tipo de projeto em Cuiabá. “É a coisa mais linda que tem, encontrar dentro de uma feira bonita dessa, uma cultura bonita dessa, é uma coisa linda”, contou entusiasmado. 

 “É bacana demais levar uma boa música para a população”, disse o pianista, Walter Temberqui. E o saxofonista, Jucimar Vidal, complementou “É muito bom para a população o desenvolvimento da cultura. A população precisa de educação e cultura, ela está sendo beneficiada com isso. É um entretenimento”. 

 Robson Ferreira tem 65 anos e é uma das pessoas que parou para assistir o concerto. “Muito interessante, gostei muito! Acho que isso é um pouco da vida! A beleza da música é que alimenta a vida, isso aqui é um complemento da vida. A música é uma das coisas mais lindas que a gente acha”.

Lindomar de Freitas, um feirante, não conhecia o programa que está em sua sexta edição e acredita que essa apresentação é uma ação muito boa para o Mercado do Porto. “É muito bom para o mercado, além de divulgar a cultura e a música, alegra as pessoas”.

 “É um evento cultural diferente para uma feira popular. As pessoas têm que entender que esse tipo de música faz bem para a alma, para o espirito”, diz outro observador, José Calimã, 60 anos.

 O projeto

O projeto “Piano Gente” também está inserido no projeto de revitalização do centro de Cuiabá, aponta o secretário de cultura, esporte e turismo, Francisco Vuolo. “Quando pensamos o centro da cidade, não adianta pensar apenas no aspecto urbanístico, nós temos que pensar além da questão arquitetônica como essa da praça Ipiranga, Alencastro, Mandioca e as demais praças. Nós temos que fazer a ocupação com atividades econômicas, sociais e entre as atividades sociais estão as ações culturais”. 

 O chefe da pasta diz que existe uma programação de eventos no centro, para que se possa atrair os cidadãos para esses locais, promovendo um intercâmbio cultural entre artistas, alunos, professores e musicistas, além de interagir com o público. A sua primeira edição aconteceu em homenagem ao Dia das Mães e contou com um concerto tributo à Chiquinha Gonzaga, na Praça Alencastro.

 O secretário contou que as apresentações são como um concerto e que devem ocorrer quase todas as sextas-feiras pela Capital. O evento já aconteceu nas praças Alencastro, Santos Dumont, Ipiranga, Mandioca, na reinauguração do Museu de Imagem e do Som (Misc) e agora no Mercado do Porto. Os locais do projeto são divulgados através do site da Prefeitura de Cuiabá.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo