? ºC Tangará da Serra - MT

Cultura

31/07/2018 10:44 RADIO PIONEIRA

​Tangará: alunos do Projeto Guardiões do Futuro recebem aulas em academia na Vila Esmeralda

O projeto acontece sob a responsabilidade do Cabo Sales Prado, da Polícia Militar de Tangará da Serra. Geralmente é utilizado o espaço da base comunitária da Vila para as atividades do projeto. O Guardiões do Futuro atende crianças de 11 a 16 anos em situação de risco.

Nesta segunda-feira (30) os alunos tiveram acesso ao espaço de uma Academia de Ginástica na Vila Esmeralda. O espaço foi cedido pelo proprietário, empresário Alex Alves.

“É com grande satisfação que retomamos as atividades para atender estas crianças neste espaço especial aqui na academia. Assim conseguimos motivar mais estas crianças a permanecerem no projeto. Sabemos que o esporte resgata as crianças. É um pequeno grupo, mas sabemos da importância”, explicou o Cabo Sales da Polícia Militar.

No projeto Guardiões do Futuro, os alunos têm aulas de karatê e capoeira. Com a cedência do espaço da academia, foi possível nesta segunda-feira iniciar aulas de boxe e treinamento funcional. “A arte marcial não faz com que a criança aprenda somente a socar ou chutar. Ela aprende principalmente como vai utilizar aquele golpe para se proteger e não atacar uma pessoa. Focando um pouco na disciplina militar, ética e bons costumes, vamos criar os guardiões do futuro. Mesmo sendo um pequeno grupo, sempre poderão multiplicar este conhecimento e reproduzir o que estão aprendendo aqui”, destacou o PM Cabo Sales.

O proprietário da academia, Alex Alves ressaltou que busca parcerias para outros projetos. “Para mim é uma satisfação muito grande. Eu cresci no bairro e tínhamos muita dificuldade, principalmente nas ruas. O projeto ajuda porque as crianças terão oportunidades que nós não tivemos na infância. Deixaremos a academia à disposição para auxiliar. Não importa qual o esporte, desde que a criança tenha uma atividade no contra turno de aulas. Teremos outros projetos sociais desenvolvidos pela academia e estamos buscando parcerias”, disse.

Márcia Padilha, do projeto Capoeira Vip que atende aos alunos, ressaltou a importância do esporte em sua vida. “Eu sou educadora. O projeto da Capoeira Vip é mantido na Vila Esmeralda junto a estas crianças. A capoeira é uma arte genuinamente brasileira. Em 2014 foi reconhecida como patrimônio Cultura da Humanidade, não por ser uma luta, mas por sua história. Porque ela foi reconhecida no século XVII aqui no Brasil, por isso é genuinamente brasileira. Eu escolhi a capoeira para meu bem-estar físico e mental. E este projeto é uma forma de inserir as crianças na sociedade. A capoeira é uma mistura de arte, dança, música e poesia. É o equilíbrio para a mente, o corpo e o espirito. A capoeira traz alergia e felicidade e aqui levo para as pessoas algo bom de mim”.

A partir de 02 anos de idade já é possível praticar capoeira segundo o instrutor graduado Cicinho. “A capoeira é um ótimo esporte para a integração social, porque jogam participantes de todas as classes. O esporte ajuda no desenvolvimento da criança e desenvolve a disciplina. Depois que você pega amor por este esporte, é difícil querer parar; A capoeira serve como terapia também”, disse.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo