? ºC Tangará da Serra - MT

Cultura

05/09/2018 09:26

12 museus de Cuiabá não possuem alvará contra incêndios

Doze museus instalados em Cuiabá não possuem alvará de segurança contra incêndio e pânico emitido pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o chefe de fiscalização do órgão, o tenente Felipe Silva de Almeida, todos foram notificados.

Estão na lista o Museu Histórico de Mato Grosso, o Palácio da Instrução, o Museu de Arte Sacra, o Museu de Arte, o Museu da Pré-História, o Museu do Rio, o Museu da Caixa D'Água Velha, a Casa do Artesão, o Museu do Índio, o Museu de Arte e Cultura Popular e o Museu Arsenal de Guerra. O Museu de Imagem e Som não possui fiscalização.

 

O documento tem validade de dois anos e é um certificado de que a edificação possui as condições de segurança necessárias caso aconteça um acidente. O alvará é emitido após uma vistoria e demora três dias úteis para sua emissão.

"A vistoria é feita quando for solicitada pelo responsável da edificação, quando tiver alguma denúncia de órgãos fiscalizadores como, por exemplo, o Ministério Público, quando tiver alguma denúncia por parte da população ou quando for repassada de ofício pelo próprio CBMMT", disse o tenente.

O incêndio o Museu Nacional em Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, alertou a sociedade para possíveis irregularidades com os museus cuiabanos. Conforme apurado pelo Gazeta Digital, a Casa Barão de Melgaço, que abriga a Academia Mato-grossense de Letras (AML) e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) está com todas as suas quase 9 mil obras empoeiradas e jogadas no chão.

Em uma publicação nas redes sociais, a ex-diretora do Museu de Arte e Museu de Arte Sacra Viviane Lozi alertou para as condições de funcionamento das instituições. De acordo com ela, alguns dos museus não têm extintores e quando têm estão vencidos.

"Falta de pessoal, cuidados com os acervos, más condições de acondicionamento, de estrutura física e aparelhamento, além da falta de planejamento e gestão de risco", disse.

Ainda, alguns dos principais museus da região estão fechados, como o Museu de Arte, o Museu de Arte Sacra e o Museu Histórico de Mato Grosso. Pelas redes sociais, o movimento SOS Museus MT luta há 128 dias pela reabertura das unidades.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo