? ºC Tangará da Serra - MT

Curiosidades

09/10/2017 14:33 Gazeta Digital

Idosas doam polvos de crochê para bebês no hospital Júlio Muller

Muitos abraços de amor. Esta pode ser a definição dos 34 polvos de crochê que foram doados para ajudar acalmar os bebês internados na UTI neonatal do Hospital Universitário Júlio Muller. Eles foram feitos por idosas que se reúnem semanalmente no Sesc Porto para convivência.

Marli Uecker, do Banco de Leite do hospital explica que cada bebê na UTI terá o seu polvo. “Ele fica o dia todo com o bebê, principalmente quando a mãe tem que sair para trabalhar ou cuidar de outros filhos, e isso cria um vínculo afetivo”, explica. Depois que o bebê sai da UTI, leva o polvo. “Acreditamos que é bom para a criança e para os pais é um símbolo da vitória, do sucesso do tratamento”, complementa.

A ideia de fazer o polvo foi da idosa Marlene Fonseca, que frequenta o Sesc Porto às sextas-feiras e desenvolve várias atividades manuais, como o crochê. “Vi no Youtube sobre essa ação e a equipe do Sesc gostou da ideia”, comenta.

A partir disso, durante oito sextas-feiras, um grupo de aproximadamente 30 mulheres fizeram os polvos, durante a convivência na unidade.

Além desta parceria, o Sesc Porto também é um ponto de arrecadação de vidros para armazenamento de leite materno. Qualquer pessoa pode trazer um vidro limpo com tampa plástica para as unidades do Sesc em Cuiabá. Todos os vidros são doados ao hospital.

Projeto Polvo

O Projeto Polvo é uma iniciativa que nasceu na Dinamarca, em 2013, e rapidamente se espalhou para outros países como Inglaterra, Suécia, Noruega, Islândia, Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França e Itália. No Brasil o costume está se espalhando mais fortemente este ano.

Embora o Ministério da Saúde tenha emitido uma nota técnica informando que não há comprovação científica de que o polvo tenha algum efeito terapêutico, muitos profissionais e mães percebem uma maior segurança e conforto às crianças.

Trabalho com idosos

O Sesc Porto oferece reuniões semanais com grupos de idosos, em que são oferecidas diversas atividades que despertam a vivência em comunidade e o protagonismo da pessoa idosa. Regularmente, a unidade promove encontros, reuniões, bailes, saraus e feiras de manualidades para mostrar seus talentos. 

 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo