? ºC Tangará da Serra - MT

Curiosidades

10/01/2018 11:38 OLHAR DIRETO

Cuiabana que estuda artes visuais na UFMG dá dicas para quem tem o mesmo sonho

Estudar em uma universidade pública fora de Cuiabá é o sonho de muitos alunos que cursam o ensino médio. Para Tami Gongo Lage e João Guilherme da Silva, no entanto, é a realidade. Ela, hoje está matriculada no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), enquanto ele se dedica ao direito na Universidade de São Paulo.


Em comum, além dos grandes sonhos, ambos tem no currículo a formação no colégioMaxi. Tami (@tamigondo) ainda estudou no Canadá para aprimorar o inglês e o francês antes de se dedicar totalmente a seu dom e sua paixão. . “É uma escolha diferente, fora das opções triviais de Medicina, Direito e Engenharia”, afirma a universitária.


Para ela, sair da capital mato-grossense foi uma grande mudança. “A vida adulta é cheia de responsabilidades. E na faculdade a galera não perdoa: calouro tem que ficar esperto. Não tenho mais os professores me acompanhando, incentivando e até cobrando. Agora estou por minha conta. A escola me preparou para as provas do Enem e para que eu pudesse viver a milha escolha”, conta.


Para João, não foi diferente. Aos 19, ele foi aprovado no vestibular da USP, a maior universidade pública brasileira e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo, e hoje já participa de uma pesquisa na área de Direito Civil. “Estou na fase de analisar quais são os caminhos a seguir para conseguir viabilizar a ideia do meu projeto”, planeja.


Para chegar lá, o ex-aluno do Colégio Maxi conta o que foi essencial: “preparação do Ensino Médio e a minha rotina de estudos em casa me proporcionaram a aprovação no vestibular”. 


Este é, inclusive, o segredo de muitos – se não todos – os aprovados nos grandes vestibulares. Segundo o coordenador do Ensino Médio do Colégio Maxi, Carlos Roberto Leão, a elaboração de um plano de estudo personalizado é uma das orientações que a escola oferece.


“É preciso definir junto com o aluno um plano de estudo que atenda a sua expectativa de futuro, o seu plano de vida, o anseio de passar em determinada faculdade”, explica.


Para ele, o plano de estudos deve incluir o atendimento do currículo escolar e a preparação para a prova de seleção de onde o aluno quer estudar. “Esse plano de estudo deve levar em consideração o sonho do aluno, as características da rotina dele e potencializar esforços naquilo que for uma dificuldade a ser superada”.


No Maxi, durante o Ensino Médio, os alunos contam com orientação pedagógica para auxiliar no desenvolvimento escolar e também na escolha do curso de graduação que desejam seguir. As provas são realizadas uma vez por semana e os estudantes têm à disposição uma infraestrutura com biblioteca, sala de estudos e laboratório de informática.


Além disso, o conteúdo é trabalhado de forma que estimule o desenvolvimento da criatividade e da capacidade do aluno de enfrentar novas situações, para prepará-lo para as diversas situações do cotidiano.


Dentre as formas de ‘sair da rotina’ estão, por exemplo, aulas no cinema, e o uso de um aplicativo, por meio do qual o estudante é integrado ao universo digital e conta ainda com um plantão de estudos online, em que consegue realizar tarefas, enviar e consultar dúvidas respondidas por uma equipe de monitores pedagógicos especializados.


Também há auxílio da coordenação na organização dos estudos, identificando as dificuldades e respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, e o professor tem acesso às demandas dos alunos para que possa traçar estratégias que tornem o ensino ainda mais eficaz. Uma ferramenta prática para o professor e eficiente para o aluno.


Concurso de bolsa
Para quem está à véspera do Enem, o Pré-Vestibular do Colégio Maxi oferece descontos e bolsas de até 100%. As inscrições para o concurso de bolsas estão abertas e vão até o dia 19 de janeiro, às 18h. A prova será aplicada no dia 20 de janeiro.         


O concurso de bolsas é voltado a estudantes oriundos de qualquer instituição de ensino (pública ou privada), desde que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.


Os candidatos poderão obter descontos de até 100% de acordo com a nota obtida na prova. Os interessados podem ser inscrever pelo link: http://bit.ly/MAXIextensivo.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo