? ºC Tangará da Serra - MT

Curiosidades

13/06/2018 14:26 Prefeitura Cuiabá

Prefeitura entrega equipamentos agrícolas para uso de pequenos produtores rurais

Cerca de 55 famílias que residem nos assentamentos Marcolana e Mineira foram beneficiadas com o recebimento do Termo de Cessão de Uso de Equipamentos Agrícolas. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá foi oficializada nesta terça-feira (13), durante uma visita técnica realizada nas comunidades pelo secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney. Situadas a 55 quilômetros da Capital, as localidades são originárias do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de levar para as comunidades rurais o mesmo atendimento humanizado praticado no perímetro urbano, o Município tem desenvolvido diversos projetos para fomentar agricultura familiar. Desta vez, os pequenos produtores da região foram contemplados com a utilização de equipamentos como trator, grade aradora, e também um distribuidor de calcário, todos cedidos pela Prefeitura.

“Por meio de um constante trabalho de articulação realizado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, estamos sempre buscando novos recursos para a melhoria da vida do produtor rural. Estamos conseguindo avançar gradativamente e logo estaremos recebendo novos investimentos de emendas federais para a aquisição de micro tratores. Acredito que, muito em breve, retornaremos nesses assentamentos novamente para entregar essa tecnologia de ponta. Sempre que visitamos essas comunidades constatamos a felicidade dessas pessoas ao receber esses equipamentos”, ressaltou Hugueney.

Durante o ato, o secretário destacou ainda que, a partir desta quarta-feira (13), uma equipe da Secretaria realizará um amplo levantamento, no intuito de atualizar o quadro das comunidades que necessitam do recebimento dos Termos de Uso de Equipamentos Agrícolas. De acordo com ele, o trabalho será executado com o objetivo principal de contemplar 100% dos produtores rurais da baixada cuiabana.

Nesta terça-feira (12), receberam a documentação legal para a utilização dos equipamentos a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Marcolana, presidida por Ozania de Jesus Rodrigues Barcelo, e também a Associação de Agricultores Familiar da Mineira, representada por Margareth Rodrigues dos Santos. Todos os aparatos estão cedidos às associações pelo período de 30 dias, com possibilidade de renovação.

“A Associação tem mais de 10 anos e eu sou a segunda presidente. Toda essa luta, a qual estou à frente, foi iniciada pela minha mãe. Aqui temos plantações de mamão, quiabo, maracujá, pimenta, banana, abóbora, milho, e diversos outros produtos. Cada produtor chega a colher cerca de dois mil quilos de frutas e verduras para vender nos supermercados e no banco de alimentos da Prefeitura”, esclareceu a presidente da Mineira, Margareth Rodrigues dos Santos.

Os equipamentos são colocados sob a gestão das Associações Rurais, seguindo os termos acordados no documento de uso. A Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico já recebeu um novo conjunto de implementos que serão entregues na próxima sexta-feira (15) para a comunidade Raizama, na região do Cinturão Verde.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo