? ºC Tangará da Serra - MT

Cursos e Concursos

10/06/2017 09:30

Aulão do Enem reúne mais de 500 estudantes em Alta Floresta

Mais de 500 estudantes já participaram do "Aulão do Enem", projeto da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) oferecido durante a 7ª Caravana da Transformação, em Alta Floresta (800 km ao Norte de Cuiabá).

As aulas estão sendo ministradas pelo professor de Linguagens, Sérgio Cintra, que há anos atua na preparação de estudantes para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em especial na parte de Linguagens e Redação.

"A ideia é devolver para a sociedade o que eu acumulei 37 anos dentro da sala de aula, mas na rede privada. Participar de projetos como este, envolvendo estudantes da rede pública, é gratificante, pois discutimos temas aos quais, muitas vezes, eles não tiveram acesso", disse o professor.

Segundo ele, a intenção do aulão é "informar aos alunos o essencial para que eles se sintam preparados para realizar uma boa prova do Enem". Para isso, ele utiliza uma linguagem jovem, "memes", músicas e interação com os estudantes.

Para a coordenadora da ação, Marimax Cortez, do Núcleo de Projetos da Seduc, o aulão foi pensado para dar apoio aos alunos da rede pública estadual que pretendem prestar o Enem em 2017. "Esta é a primeira vez que realizamos o aulão e já conseguimos mobilizar e envolver os estudantes de forma dinâmica e irreverente e, ao mesmo tempo, abordando temas atuais, como pede a prova do Enem", ressaltou.

De acordo com Wagner Juliano da Silva, que faz o 3º ano na Escola Estadual Dom Bosco, a iniciativa vem em boa hora. "Quero cursar Engenharia Civil, que é concorrido. Então, a preparação é muito importante, e as dicas do aulão vão ser válidas para reforçar o que já vem sendo ensinado na sala", disse.

Marcelo Pimentel, de 17 anos, vai fazer o Enem pela primeira vez. Ele espera sair direto do 3º ano para a universidade. "Tenho uma rotina de estudo, mas ainda sigo com dificuldades na elaboração da redação. As dicas do professor Sérgio já me ajudaram a clarear as ideias".

A professora de Língua Portuguesa, Eliane Marques, explica que os estudantes ficaram empolgados com o convite para participar da aula. "Eles estão interessados, pois sabem o peso do Enem, que é o principal acesso ao Ensino Superior público", afirmou.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo