? ºC Tangará da Serra - MT

Destaque

Siminina 13/11/2017 08:54 Regina Botelho

Projeto prepara meninas para um futuro promissor em Cuiabá

“O Trabalho desenvolvido com as ‘simininas’ tem frutos duradouros, ajuda a moldar o caráter delas”, enaltece a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Com esse pensamento a primeira-dama não tem medidos esforços para levar atenção, carinho e dignidade para as famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com 20 anos de existência, o programa Siminina em Cuiabá atende mais de 900 meninas na faixa etária dos 6 aos 14 anos que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social. Cuiabá conta 15 polos do município e nos próximos dias será inaugurado à unidade da região do Sucuri, que atenderá aproximadamente 60 meninas.

Segundo Márcia Pinheiro o trabalho desenvolvido com o programa ajuda a moldar o caráter das meninas e as prepara para um futuro promissor de possibilidades, as distanciando da situação de vulnerabilidade que muitas estão expostas. “O Siminina é prioridade nesta gestão. As unidades estão sendo todas reestruturadas e o programa já realizou mais de 30 eventos, com ações voltadas para educação, saúde, cultura e lazer, além das capacitações dos funcionários que desenvolvem as atividades junto às meninas”, frisou Pinheiro.

A coordenadora do projeto Dalma Beatriz Monteiro afirma que o desafio da atual gestão é transformar o Siminina em referência nacional, com políticas de prevenção cada vez mais desenvolvidas, sempre acompanhando os avanços do Brasil e do mundo. “Com essa finalidade, é essencial cuidarmos do projeto, fortalecendo aquelas ações que renderam bons frutos e contribuindo cada vez mais com novas propostas desta gestão para que essas meninas recebam o que há de melhor na formação educacional e social”, frisou a coordenadora do projeto.

Pinheiro enfatiza que o município pretende aumentar o número de meninas atendidas pelo programa em 2018. Ela ressalta que a meta é tornar a iniciativa uma referência nacional, transformando-a em um projeto oficial que recebe recursos do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

“O Siminina é um projeto incrível e o meu objetivo e o da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é ampliar o leque de ações do Siminina e nada mais válido que envolver a sociedade. Pessoas que juntas com o Poder Público irão somar para levar mais dignidade e bem estar social a essas meninas e as suas famílias. Agradeço aos apoiadores de coração e vamos buscar cada vez mais pessoas para juntos fazermos a Cuiabá dos 300 anos mais humanizada”, destacou a primeira-dama.

O envolvimento do setor privado e do ramo empresarial é uma política que o prefeito Emanuel Pinheiro tem empregado na atual administração e a primeira-dama Márcia Pinheiro também tem seguido essa linha nas ações sociais encabeçadas pelo seu núcleo de atuação.

Projeto

O Programa Siminina está inserido nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculo para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, com foco na construção de um espaço de convivência e formação para exercícios da cidadania, contemplando as diretrizes elencadas no Sistema Único de Assistência Social.

O Siminina é realizado em 15 unidades de CRAS ou Centros Comunitários e atende cerca 900 meninas com idades entre 7 e 14 anos, que frequentam o projeto diariamente, no contraturno escolar. Elas participam de atividades lúdicas e culturais, como aulas de dança, teatro, cidadania e reforço escolar.

Ao longo desses 20 anos, o Programa Siminina, executado pela Secretaria deAssistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) da prefeitura Municipal de Cuiabá tornou-se referência de adoção de medidas preventivas contra a gestação precoce e de combate a repetência escolar.

Mais do que proporcionar lazer, letramento, atividades lúdicas, práticas de danças e de coral, o Siminina ajuda a fazer com que as ‘simininas’ percebam um grandioso mundo de opções que possuem à medida que se empenham em atividades pedagógicas, afastando-se, cada vez mais, das situações de vulnerabilidade social.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo