? ºC Tangará da Serra - MT

Destaque

02/12/2017 11:10 Diário Da Serra

Regional de Tangará diagnosticou 81 casos de HIV neste ano

Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, foi comemorado o Dia Mundial da Luta Contra Aids, doença que ainda gera bastante preocupação em todo o Brasil devido a sua alta incidência. Na região de Tangará da Serra a preocupação não é diferente, pois somente neste ano, 81 novos casos de HIV foram diagnosticados nos nove município que são atendidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE).


De acordo com a enfermeira do CTA SAE, Cláudia Beatriz Cunha de Oliveira, os números são expressivos e preocupantes. “Esse número é considerado importante perto da média nacional, então é fundamental que as pessoas tenham a consciência de se prevenir para efetivar essa luta mundial contra a Aids”, comentou a responsável, ao destacar que o número de diagnósticos confirmados tem sido grande principalmente entre os jovens. “A confirmação está cada vez maior nos jovens do que nos adultos e idosos. A gente percebeu um aumento significativo nas pessoas que tem entre 16 a 29 anos. (…) Procuramos incentivar os jovens a realizar os exames, porque na grande maioria das vezes acabam não usando preservativo, então é importante a detecção precoce”, alertou a enfermeira.


Conforme o Diário da Serra já veiculou na edição anterior, nesta sexta-feira foi realizado um mutirão de testes rápidos em todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s), fazendo parte da programação do Dia Mundial da Luta Contra a Aids, que nesse ano traz como tema central  “O que você está fazendo na luta contra a Aids” e o slogan “Mais Atitude. Menos Preconceito. Mais Informação. Muito Mais Prevenção”. A programação em alusão a data  iniciou na última quinta-feira, dia 30 de novembro, onde profissionais da saúde realizaram uma panfletagem em frente a Praça da Bíblia.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo