? ºC Tangará da Serra - MT

Destaque

05/02/2018 17:23 Diário Da Serra

MAIS DE 160 PACIENTES FORAM AVALIADOS EM MUTIRÃO

A secretaria municipal de Saúde de Tangará da Serra, através do Programa Municipal de Combate à Hanseníase e Tuberculose e da Atenção Básica, realizou durante todo o último sábado, dia 03 de fevereiro, um mutirão de atendimento que faz parte da campanha de combate, diagnóstico e alerta sobre a Hanseníase. A ação aconteceu no Posto Central,  onde 167 avaliações dermatoneurológicas foram realizadas. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Gicelly Zanatta Souza, desse total sete pacientes foram diagnosticados com hanseníase e já iniciaram o tratamento. “A procura foi grande, então as pessoas atenderam o chamado para o mutirão, o que é importante. Não existe nenhum tipo de tratamento para se prevenir, então nós só conseguiremos diminuir a chance de ficar doente se a gente tratar os doentes. Nós temos que descobrirmos, então quem já teve algum contato com alguém doente deve procurar o atendimento, não só durante a campanha, mas também durante o ano inteiro nas unidades básicas e aqui no Posto Central”, explicou a responsável.


Para realizar o mutirão, a secretaria de Saúde realizou uma grande mobilização de profissionais, sendo oito enfermeiros, 10 médicos, um fisioterapeuta, dois técnicos de enfermagem, um recepcionista e um auxiliar de serviços gerais.


Conforme o Diário da Serra já veiculou na edição anterior, no ano passado Tangará da Serra registrou 51 casos de hanseníase. Esse foi o menor número desde o ano de 2014, quando 105 diagnósticos foram confirmados. Em 2015 o município registrou 94 casos e em 2016 a confirmação de outros 52.
A hanseníase é uma doença que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo