? ºC Tangará da Serra - MT

Destaque

06/04/2018 17:11 Diário Da Serra

PRAZO PARA TIRAR E TRANSFERIR TÍTULO ESTÁ TERMINANDO

Os cidadãos brasileiros que pretendem votar nas Eleições 2018 tem pouco mais de 30 dias para solicitar à Justiça Eleitoral seu título de eleitor. O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais ou transferirem seu domicílio eleitoral. 


De acordo com o chefe de Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Luis Gustavo Romko, a data limite para tirar e transferir o título de eleitor termina dia 9 de maio, 151 dias antes do primeiro turno das eleições deste ano, que será realizado no dia 7 de outubro. “Esta é a data limite a todos os eleitores que desejam fazer alteração no cadastro, àqueles que queiram fazer seu primeiro título, àqueles que querem transferir seu título de outro município para Tangará da Serra ou àqueles que necessitam fazer alguma modificação. Todos devem comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 9 de maio”, explica. 


Este mesmo prazo, complementa Romko, vale também àqueles que tem título cancelado por alguma razão, que tem multas e deixou de votar por três eleições consecutivas e não justificou, e que queira regularizar sua situação. Hoje são cerca de 3 mil títulos cancelados em Tangará da Serra.


PRIMEIRO TÍTULO – Segundo a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos. Todavia, brasileiros de 16 e 17 anos também podem tirar o título de eleitor. Para isso, é necessário procurar o Cartório Eleitoral, levando documento oficial com foto, comprovante de endereço e comprovante de quitação ou dispensa militar (para homens maiores de 18 anos). 


Além disso, o jovem que tem 15 anos, porém completará 16 até o dia da eleição, ou seja, até 7 de outubro, também pode fazer o título de eleitor. Se você tem 15 anos e completa 16 até o dia 7 de outubro, pode comparecer ao Cartório Eleitoral e fazer seu título”.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo