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Economia

05/01/2018 17:26 Diário Da Serra

>Energia elétrica> continua na liderança de reclamações

O Procon Estadual registrou 2.476 atendimentos em dezembro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.619 registros, enquanto que pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 857 reclamações em Mato Grosso.


No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 1.003 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 630 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 203 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 104 reclamações.


O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros” com 256 reclamações, registrando 72 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 63 para “Cartão de Crédito” e 38 para “Cartão de Loja”.


A área “Produtos”, está em terceiro lugar do ranking, com 199 atendimentos: 33 para “Telefone (Convencional, Celular, Interfone, Etc.)” 16 para “Eletroeletrônico Importado” e 13 para “Internet”.


Já o setor “Serviços Privados”, ocupa a quarta posição, com 117 procedimentos, 24 para “Estabelecimento comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.), 17 para a categoria “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 13 para “Agências e Operadoras de viagens” (pacotes turísticos).


O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking, com 23 reclamações, seguido pela área “Habitação” com 15 reclamações. A última posição ficou com a categoria “Alimentos” com seis registros apenas. 


Integram o banco de dados do Procon estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.


Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 857 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 341 registros.


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