? ºC Tangará da Serra - MT

Economia

24/09/2018 09:08 G1

Agricultores de MT começam o plantio da soja com expectativas de aumento da produção

Produtores de Mato Grosso intensificam o plantio da soja após as chuvas dos últimos dias. A expectativa é que as áreas destinadas ao plantio das variedades precoce termine até a próxima segunda-feira (24).

Em todo o estado, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a estimativa é que sejam plantados cerca de 10 milhões de hectares, 2% a mais que na safra passada.

Na região sul e sudeste, onde as chuvas alcançaram de 40 a 60 milímetros, os produtores aproveitam a umidade do solo para plantar as variedades de soja com ciclo de desenvolvimento mais curto e que proporcionam a colheita após cerca de 100 dias de plantadas.

A expectativa nessa região é de que a produção seja cerca de 30% maior que no ano passado.

“Conseguimos um bom volume de chuva para o plantio, porém, precisamos que continue chovendo para que a planta continua a se desenvolver e tenhamos boa produtividade”, disse o agrônomo, Claudinei José da Costa.

Na região norte do estado, o plantio está mais lento em razão do menor volume de chuvas. Os produtores começaram o plantio, porém, tentam cumprir o planejamento para que não haja perda de safra.

 
A expectativa é de aumento da área plantada em todo o estado — Foto: TVCA/Reprodução

A expectativa é de aumento da área plantada em todo o estado — Foto: TVCA/Reprodução

“Aproveitamos o pouco que choveu para plantar as variedades que se encaixam neste período, mas esperamos que chova mais para que possamos cumprir nosso planejamento”, explicou Ederson de Bastiani, coordenador de plantio de uma propriedade rural.

Ainda segundo os produtores rurais, apesar das incertezas climáticas, a maior parte da produção de soja já foi comercializada.

“Conseguimos um preço bom e 50% da produção já foi comercializada. Isso significa que parte do custo da produção também já foi liquidado”, disse o agricultor, Itor Silvio Cherubini.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo