? ºC Tangará da Serra - MT

Educação

04/12/2017 16:03 OLHAR Conceito

Estudante de oito anos de escola municipal lança livro de poesias com apoio das professoras

Uma garota de apenas oito anos, estudante da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, em Cuiabá, lança seu primeiro livro na próxima quinta-feira (7), às 18h, na própria escola onde estuda. A obra é resultado de um projeto organizado por suas professoras, e sua publicação influenciou quase outros 50 alunos, que também começaram a escrever.

De acordo com a assessoria, Anne Ellen Lima Fontana, a pequena escritora, se destacou durante a realização do ‘Projeto Letras que Falam’ organizado pelas professoras do 3º ano A e B da escola. Nele, as crianças tinham que realizar uma leitura em sala de aula, depois interpretar a história e escrever sobre ela.
 
Foi das professoras a ideia de publicar os textos da garota e, logo depois, elas perceberam também que os quase 50 alunos começaram produzir. "Hoje todos eles têm livrinhos escritos em papel A4 e cartolina. Além disso, foi notada uma mudança significativa no comportamento de alunos que apresentavam problemas com indisciplina", disse o diretor da escola, Valdir Xavier.
 
Para o diretor, a publicação do livro é uma realização. "Em um mundo cercado por tantas tecnologias, ter uma criança de oito anos se dedicando a escrever poemas, falando de algo que cerca seu mundo, é a concretização do nosso trabalho voltado para o desenvolvimento da leitura e da escrita".  As ilustrações do livro foram criações de Janaína Souza Queiroz, adolescente integrante do Programa Siminina - Unidade CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), Distrito da Guia.
 
Outro parceiro do projeto é a Companhia de Teatro Cena Onze, que ministra oficinas de teatro, leitura de texto e dramaturgia desde 2016 na escola. Além disso, eles também realizaram a montagem de uma peça. "Reconhecemos que o projeto é hiperimportante para o desenvolvimento intelectual. São crianças muito inteligentes e comprometidas. Acreditamos que as oficinas e a peça de teatro que montamos contribuíram positivamente para o desenvolvimento da leitura deles', destaca o diretor Flávio da Cia, Ferreira.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo