? ºC Tangará da Serra - MT

Educação

08/01/2018 17:35 Diário Da Serra

Base Nacional Comum Curricular passará por mudanças

Tendo como principal mudança o direcionamento para currículo unificado, a nova Base Nacional Comum Curricular estabelecida pelo Ministério da Educação passará a valer já a partir deste ano para todas as escolas do país. A medida pretende aplicar nas salas de aula as mesmas disciplinas, com o mesmo conteúdo para todos.


Após estudo das mudanças, uma equipe da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Conselho Estadual de Educação, montou uma comissão que realizará assembleias em polos do estado para readequar certas mudanças, como explica o assessor pedagógico da Seduc, Saulo Scariote.


“Por exemplo, em Tangará da Serra, nós temos a escola indígena Estadual Mala Malali. Nela, nós temos as diversidades, os saberes indígenas, e está como disciplina. Na Base Nacional Comum Curricular, isso não abarcaria. Nesse sentido, a BNCC não incluiria essas disciplinas, mas por outro lado, isso vem para dar um norte, um direcionamento para todas as escolas do Brasil”, afirmou.


De acordo com Saulo, as adequações em relação a outros saberes serão pleiteadas. De todo modo, as mudanças devem padronizar o sistema de ensino, que segundo ele, facilitará a vida escolar dos próprios alunos.


“O aluno, por exemplo, que é transferido lá do Nordeste, que nós recebemos muito em Tangará da Serra. Ele vem já acompanhando o que já estava aprendendo naquela série no município que ele estava, num estado diferente do nosso. Então, nesse sentido, ela vem para somar”, salientou, ao destacar que a medida auxiliará também escolas que não conseguem definir suas propostas pedagógicas.


“A base comum curricular vem justamente para solucionar esses problemas, mas por outro lado, ela implica em algumas diversidades. São essas diversidades que estamos buscando a alteração no documento”, concluiu.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo