? ºC Tangará da Serra - MT

Educação

11/04/2018 16:34 Diário Da Serra

PROFESSORES DE NOVA OLÍMPIA PARALISAM ATIVIDADES

Alguns alunos de Nova Olímpia terão seus direitos à Educação cerceados a partir desta quarta-feira, dia 11. Isso porque pelo menos 50% dos educadores aderiram ao movimento paredista que optou em paralisar as atividades por cinco dias letivos.


A decisão aconteceu na última quinta-feira, 5, em assembleia da categoria, oportunidade em que pouco mais de 30 docentes optaram pela paralisação e em sendo assim, os alunos ficam sem aula até a próxima quarta-feira, 18.
A motivação, segundo o Sindicato é a reivindicação de pelo menos 14% de reajuste referente ao piso nacional da categoria (2017 e 2018), ocorrido todo início de ano, ainda a concessão de licença prêmio na data de vencimento e licença para qualificação.


Segundo apurou a reportagem, muito professores não aderiram a greve, e as escolas vão funcionar parcialmente, com turmas tendo aula e outras não. Os pais dos alunos que estarão sem aula nestes cinco dias receberam bilhetes com o comunicado informativo.


OUTRO LADO – Por sua vez, a Prefeitura de Nova Olímpia, representada pelo prefeito José Elpídio, segundo foi informado, entrará com a ação na Justiça buscando garantir o direito à Educação do alunado.


Conforme informou o prefeito em uma reunião com os membros do Sintep há pelo menos 10 dias e em reunião com diretores na última segunda-feira, 9, não existe professor  recebendo abaixo do piso nacional.


Outra situação é referente aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF quanto ao gasto com pessoal, atualmente entre 54% a 60% que impede qualquer concessão de aumento ou vantagem salarial. Segundo esclareceu o prefeito na reunião com diretores, por enquanto, a concessão de licença prêmio está acontecendo quando o profissional está se aposentando, sem prejuízo ao servidor.


Ele disse que o problema é financeiro, pois ao conceder a licença, além de pagar o salário integral ao licenciado, ainda tem que pagar um substituto, onerando ainda mais a Folha Salarial. O mesmo se aplica a licença para qualificação e o momento é de baixar o percentual.


Segundo informações, a administração vai verificar a legalidade da paralisação; se não houver,  descontará os dias paralisados daqueles que optaram em aderir.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo