? ºC Tangará da Serra - MT

Educação

28/09/2018 08:52 Prefeitura Cuiabá

Dificuldades de aprendizagem são temas de ciclo de formação para professores

Professores do 1º e 2º ciclos da alfabetização até o 6º ano iniciam nesta quinta-feira (27), das 18 às 21 horas, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, mais uma etapa de formação com o tema, “Dificuldade de Aprendizagem – Análises, Reflexões e Ações Interventivas”. A ação faz parte do Projeto de Formação Continuada e vai reunir, neste primeiro momento, 74 professores de 13 unidades escolares, das quatro regionais de Cuiabá.

Segundo a coordenadora de Organização Curricular da Diretoria de Ensino da SME, Ana Paula Gomes de Moraes, a formação foi pensada a partir do relato dos professores sobre as dificuldades dos alunos no processo ensino aprendizagem e a solicitação dos profissionais para que houvesse uma avaliação sobre essas dificuldades.

“Nosso objetivo é fortalecer a prática pedagógica do professor, de modo a contribuir para a compreensão das emoções das crianças e estudantes, como um fator decisivo no processo de aquisição do conhecimento. Ao mesmo tempo estamos instrumentalizando os profissionais para a etapa de planejamento das ações e atividades pedagógicas, buscando mecanismos que possam promover avanços efetivos na aprendizagem”, explicou.

A formação foi dividida em etapas. Hoje, será abordado o tema “Emoções e Sentimentos”. No dia 09 de outubro, “As Dificuldades de Aprendizagem e o processo de aquisição da Leitura”. No dia 23 de outubro, “As Dificuldades de Leitura e o desenvolvimento do raciocínio matemático” e no dia 23 de novembro, último encontro, será realizado um workshop para socialização das ações interventivas desenvolvidas em sala de aula, e análise dos resultados obtidos.

A formação é uma ação Intersetorial e será ministrada pela equipe de assessores pedagógicos da SME, da Coordenadoria de Organização Curricular, da equipe da Educação Especial, formada por psicólogo e fonoaudiólogos e pelo pedagogo da equipe do Ensino Fundamental.

Também estão passando por formação, sobre esse mesmo tema, “Emoção e Sentimentos”, cerca de 1.000 Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI), das unidades de creche e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). A formação teve início no último dia 26 e prossegue até o dia 1º de outubro, segunda-feira, nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS).

“A formação é fundamental para que possamos esclarecer as causas recorrentes de comportamentos apresentados pelas crianças bem pequenas, de 1 a 7 meses até os 3 anos e 11 meses, e pelas crianças de 4 a 5 anos, de acordo com a nova definição adotada pela  Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a agressividade, a birra, intolerância a frustração, estresse emocional e situações conflitantes entre os pais”, explicou a coordenadora.

A formação para as TDI está sendo realizada no contraturno das profissionais.

Serviço

Formação - Dificuldade de Aprendizagem – Análises, Reflexões e Ações Interventivas

Data: 27 de setembro, 09 e 23 de outubro e 23 de novembro

Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, Rua Diogo domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo