? ºC Tangará da Serra - MT

Educação

21/12/2018 14:57 Governo De Mato Grosso

Controladorias fomentam controle social junto a estudantes da UFMT

As Controladorias Gerais da União (CGU), do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) e do município de Cuiabá (CGM-Cuiabá) apresentaram, neste mês, a estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) as atribuições, a forma de atuação e os canais de contato dos três órgãos de controle interno.

A visita foi alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 09 de dezembro. A explanação foi realizada durante dois dias para cerca de 300 acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo.

A ideia foi levar conhecimento aos estudantes sobre o funcionamento dos órgãos de controle, principalmente na vertente de transparência, bem como conscientizá-los acerca da importância do controle social da aplicação dos recursos públicos na prevenção e no combate à corrupção.

“As ações baseadas no controle social objetivam o aperfeiçoamento das políticas públicas, o desenvolvimento dos controles internos, a ampliação da transparência, a melhoria na aplicação dos recursos públicos e servir de fator pedagógico na redução de irregularidades administrativas, disciplinares e éticas”, explicou o secretário do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção e auditor do Estado, Christian Pizzatto de Moura.

Na explanação, Christian falou acerca das ferramentas do Poder Executivo Estadual de apoio ao controle social: Portal Transparência (centraliza o conteúdo exigido pela Lei de Acesso à Informação); o Mira Cidadão (disponibiliza as informações das despesas pública com busca semelhante ao Google) e o Fale Cidadão (sistema para manifestações na Ouvidoria).

A diretora de Transparência da CGM-Cuiabá, Luana Kahara, destacou a importância da integração entre as três controladorias na divulgação dos canais de controle e combate à corrupção para a formação de uma nova geração comprometida com a ética e a integridade.

"A nossa ideia ao planejar esse evento foi a de levar informações aos acadêmicos sobre o papel da Controladoria, pois quando se fala em combate à corrupção logo vem à mente órgãos como Ministério Público ou Polícia Federal, e queremos divulgar à sociedade o importante trabalho que as controladorias executam, diariamente, em apurar as possíveis irregularidades na administração pública", ressaltou ela.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo