? ºC Tangará da Serra - MT

Esporte

12/12/2017 17:04 Diário Da Serra

Aruandê quer atender 380 jovens da região até o ano que vem

Por meio de parceria, os pontos de cultura Afrobrasilidade e Flor do Mato, estabelecidos na segunda metade deste ano em Tangará da Serra, realizaram no último final de semana o Festival Cultural 2017. O evento foi considerado um sucesso e contou com oficinas, apresentações e trocas de experiências entre integrantes e agentes do segmento cultural que estiveram presentes.


Uma das modalidades trabalhadas por meio dos pontos no município é a capoeira, cuja aplicação fica a cargo do Instituto de Capoeira Aruandê (Icab). De acordo com o mestre Bicudo, há três núcleos em Tangará, sendo dois nas escolas Antenor Soares e João Batista, e um na própria sede do Icab. Há ainda núcleos em Nova Olímpia, este com apoio do programa Rede Cidadã, da Polícia Militar e em Campo Novo do Parecis, com fomento realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura daquele município.


“Nas escolas, entramos com a proposta de trabalho voluntário. A escola não tem gasto com o instrutor e é o ponto de cultura que paga o instrutor para dar duas vezes por semana essas aulas. Com os uniformes, temos a parceria com o governo estadual e o Ministério da Cultura, não é 100% os uniformes doados porque temos um limite. Como temos uma demanda maior, cobramos um valor por esses uniformes, mas é um valor simbólico para os alunos”, explica Bicudo, ao se referir ao trabalho desenvolvido no município tangaraense.


Com menos de 90 dias, o trabalho do Aruandê já pode ser considerado um sucesso, principalmente pelo número de jovens atendidos.


“Esse primeiro trimestre em que começamos a partir do dia 18 de outubro. A nossa meta no começo era atender a 150 alunos só da parte do Afrobrasilidade. Nós estamos com 180, já passou da conta e no primeiro trimestre de 2018, estamos pensando em alcançar mais 180. Então, nossa rede toda até setembro, que é o encerramento do projeto, pretende chegar a essa média de 350 a 380 simpatizantes, praticantes e atletas do projeto até que finalize”, estima Bicudo, ao tecer seus agradecimentos.


“Agradecemos a minha equipe, a essa parceria forte que tem o apoio do Diário da Serra, que sempre está preocupado com as notícias que acontecem no dia a dia. Isso é importante para a cultura, para o esporte, para a dança e para o município”, concluiu.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo