? ºC Tangará da Serra - MT

Mundo

27/09/2017 14:33 Gazeta Digital

Terrorista que participou dos atentados em Paris quer assistir ao próprio julgamento

Salah Abdeslam, único sobrevivente dentre os terroristas que realizaram os atentados em Paris no dia 13 de novembro de 2015, quer assistir ao seu julgamento - programado para dezembro em Bruxelas - por atirar contra policiais, anunciou nesta terça-feira, 26, a Procuradoria Federal belga.

"Ao contrário do que pensávamos, ele expressou sua vontade de assistir ao processo", declarou um porta-voz da Procuradoria, que detalhou ainda que Abdeslam havia anunciado sua intenção a um juiz da França, onde está atualmente preso.

Nesta terça-feira também foi realizada a primeira audiência, na ausência do acusado, destinada a estabelecer o calendário do julgamento, que deve começar no dia 18 de dezembro e durar uma semana.

Segundo o porta-voz da Procuradoria, falta apenas organizar o traslado de Abdeslam à Bélgica “no plano jurídico e de segurança”, já que os franceses querem “garantias” sobre sua devolução à França, onde é o principal suspeito da investigações dos ataques em Paris.

Francês de origem marroquina, Abdeslam, de 28 anos, é acusado de “tentativa de assassinato de vários policiais em um contexto terrorista” neste processo na Bélgica. Ele foi preso após três meses de fuga no distrito belga de Molenbeek.

 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo