? ºC Tangará da Serra - MT

Mundo

17/11/2017 15:25 G1

Coalizão anuncia recaptura da última cidade mantida por Estado Islâmico no Iraque

Forças iraquianas capturaram nesta sexta-feira a cidade fronteiriça de Rawa, última cidade sob controle do Estado Islâmico (EI), sinalizando mais uma grande perda do autoproclamado califado do grupo.

A captura da cidade marca o fim da era de mando territorial do Estado Islâmico sobre o chamado califado, proclamado em 2014 por vastas áreas do Iraque e Síria.

Forças iraquianas "liberaram Rawa completamente, e levantaram a bandeira iraquiana por seus edifícios", afirmou o tenente-general Abdul Ameer Rasheed Yarallah, em comunicado do Comando de Operações Conjuntas. Rawa faz fronteira com a Síria.

O Exército da Síria também havia declarado vitória contra o Estado Islâmico, porém, na semana passada, os militantes voltaram a se infiltrar em Albu Kamal, perto da fronteira com o Iraque. O combate prossegue na cidade, assim como em algumas aldeias e áreas desérticas nas proximidades.

Imagem de julho de 2014 mostra bandeira do Estado Islâmico estendida sobre Rawa, recapturada pela coalizão, segundo o Iraque (Foto: AP Photo)

Imagem de julho de 2014 mostra bandeira do Estado Islâmico estendida sobre Rawa, recapturada pela coalizão, segundo o Iraque (Foto: AP Photo)

"Com a liberação de Rawa, podemos dizer que todas as áreas nas quais o Daesh [EI] estava presente foram liberadas", disse um porta-voz das forças iraquianas.

Forças iraquianas irão focar seus esforços contra militantes que fugiram pelo deserto e exercer controle sobre as fronteiras do Iraque, disse ele.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo