? ºC Tangará da Serra - MT

Mundo

28/11/2017 10:15 Reuters

Vulcão na Indonésia emite cinzas e aeroporto continua fechado

O ministro dos transportes indonésio afirmou nesta terça-feira (28) que vai estender o fechamento do aeroporto internacional de Bali por mais 24 horas em decorrência da atividade do vulcão Monte Agung. A montanha está emitindo colunas de cinzas desde o fim de semana e as autoridades alertam que a primeira erupção em 54 anos pode ser "iminente". As informações são da agência Reuters.

Na segunda-feira (27), o aeroporto foi fechado, prejudicando 445 voos e cerca de 59 mil passageiros, e mais de 100 mil residentes em um raio de 10 km no entorno da montanha foram evacuados. Na vila Amed, que fica nos limites da zona de exclusão, os moradores continuaram suas rotinas e mantiveram a atividade comercial. 

A frustração no segundo aeroporto mais movimentado do país começa a se fazer sentir, já que estimadas duas mil pessoas estão tentando conseguir ressarcimentos e reagendar voos.

"Há milhares de pessoas sem rumo aqui no aeroporto", disse Nitin Sheth, turista da Índia.

"Elas têm que ir a algum outro aeroporto e estão tentando fazê-lo, mas o governo ou as autoridades aqui não estão ajudando."

Outras pessoas estavam mais relaxadas.

"Não, não há muita informação... muito pouca. (Mas) está tudo bem. Estamos de férias, então não importa. Não sabemos o que vai acontecer, mas podemos voltar ao bar e tomar mais um drinque", disse Matthew Radix, de Perth.

Dez aeroportos alternativos foram preparados para as empresas aéreas redirecionarem voos de chegada, inclusive em províncias vizinhas, disse a operadora do aeroporto, acrescentando que está ajudando as pessoas a fazerem agendamentos alternativos e oferecendo alimentação e entretenimento para os viajantes impossibilitados de partir.

O aeroporto da ilha Lombok, ao leste de Bali, foi reaberto, informaram as autoridades, já que o vento estava soprando as cinzas para o oeste, na direção do litoral sul da ilha de Java.

A última vez que o Monte Agung entrou em erupção foi em 1963, matando mais de mil pessoas e cobrindo de lava dezenas de aldeias. 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo