? ºC Tangará da Serra - MT

Mundo

15/03/2018 14:51 G1

Congreso peruano aprova novo pedido que busca destituir Kuczynski

O Congresso peruano aprovou nesta quinta-feira (15) um novo pedido que busca destituir o presidente Pedro Pablo Kuczynski, por supostamente mentir sobre suas relações com a empresa brasileira Odebrecht, investigada em casos de corrupção.

A iniciativa, segunda em três meses promovida pela oposição, foi aprovada por 87 votos a favor, 15 contra e 15 abstenções de parlamentares no Congresso unicameral.

O debate será realizado em um prazo máximo de dez dias, e Kuczynski poderá comparecer para se defender em companhia de um advogado, como aconteceu na primeira moção, apresentada em dezembro do ano passado.

A destituição do presidente exige o apoio de pelo menos 87 dos 130 parlamentares.

Kuczynski, que assumiu o cargo em julho de 2016, evitou a destituição em dezembro, graças ao apoio de parlamentares dissidentes do maior partido de oposição, Fuerza Popular, liderados pela ex-candidata presidencial Keiko Fujimori.

Segundo a agência de notícias Efe, o novo pedido se refere às assessorias que Kuczynski prestou à Odebrecht por US$ 782 mil entre 2004 e 2007 através de sua empresa Westfield Capital, quando era administrada pelo sócio chileno Gerardo Sepúlveda.

Na época, Kuczynski era ministro do governo do ex-presidente Alejandro Toledo (2001-2006), denunciado por sua vez por supostamente ter recebido US$ 20 milhões em propina da empresa brasileira.

Além disso, o pedido dos legisladores se baseia nas 140 transferências bancárias para contas de Kuczynski supostamente vinculadas a Odebrecht, Westfield e First Capital, esta última a empresa de consultoria de Sepúlveda, segundo um relatório enviado pelo Banco de Crédito do Peru (BCP) ao Ministério Público peruano.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo