? ºC Tangará da Serra - MT

Mundo

11/05/2018 16:01 Gazeta Digital

Lava de vulcão ativo destrói casas e avança sobre estradas no Havaí - veja fotos e vídeo

As autoridades do Havaí, nos Estados Unidos, alertam para que os turistas continuem longe da ilha nesta segunda-feira (7). O vulcão Kilauea entrou em erupção na última sexta-feira (4) — expelindo lava sobre áreas residenciais e forçando centenas de pessoas a sair de casa na região de Leilani Estates. As informações são da rede de notícias CNN.

Rachaduras surgiram em terrenos e estradas na chamada East Rift Zone — uma área de fissuras que fica a quilômetros de distância do cume do vulcão Kilauea.

A lava que flui do vulcão, um dos cinco existentes no Havaí, já enterrou aproximadamente 125 km², de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.

Em uma foto aérea, é possível ver as colunas de fumaça de diferentes focos de incêndio provocados pela lava que emerge do solo.

Na sexta-feira, um tremor de magnitude 6.9 balançou os prédios no canto sudeste da ilha e abriu fendas com lava em uma região residencial. Segundo a CNN, no domingo (6) pelo menos 10 fissuras abertas com lava e vapor haviam sido registradas em estradas e cerca de 26 casas foram destruídas. Não há feridos ou mortos pela atividade do vulcão até agora, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Aproximadamente 1700 moradores nas subdivisões havaianas de Leilani Estates e Lanipuna Gardens receberam ordens para desocupar a área. O vulcão Kilauea tem estado em erupção quase continuamente por mais de três décadas.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo