? ºC Tangará da Serra - MT

Mundo

26/09/2018 11:17 G1

Trump discursa no Conselho de Segurança da ONU e diz que EUA vão garantir que Irã não tenha bomba nuclear

Donald Trump discursou, nesta quarta-feira (26), no Conselho de Segurança da ONU e declarou que os Estados Unidos vão garantir que o Irã não tenha uma bomba nuclear. Também disse que pretende buscar sanções ainda mais severas ao país: "Mais duras do que nunca".

Além disso, Trump acusou o Irã de incentivar a guerra na Síria e de ser o maior patrocinador do terrorismo, inflamando conflitos na região e no mundo.

"A carnificina do regime sírio é permitida pela Rússia e pelo Irã", afirmou.

Antes de falar ao Conselho de Segurança, ele teve uma reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e declarou que "gosta da opção de dois Estados" para resolver o conflito entre Israel e Palestina. Afirmou também que em até quatro meses apresentará seu plano de paz.

A declaração poderia ser a primeira demonstração de apoio a uma solução de dois Estados para o conflito.

 

Trump também anunciou nesta quarta-feira que deverá novamente se encontrar com o líder norte-coreano, Kim Jong-un. O local e a data da reunião, segundo ele, ainda serão divulgados - mas já adiantou que o evento acontecerá "em um futuro próximo".

Ao chegar à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Trump disse que a relação entre os dois países está "maravilhosa" e que houve "um tremendo progresso" desde o ano passado - referindo-se ao desmonte do programa nuclear de Kim Jong-un.

Mais cedo, Trump disse a jornalistas que está disposto a se reunir com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se isso ajudar a Venezuela.

"Todas as opções estão na mesa. Todas. As mais fortes e as mais brandas. Cada opção - e vocês sabem o que quero dizer com forte", declarou.

Perguntado sobre um possível encontro com Maduro, Trump respondeu: "Se ele estiver aqui, se ele quiser se encontrar... isso não estava na minha cabeça, não era minha ideia, mas se eu puder ajudar as pessoas é para isso que estou aqui".


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo