? ºC Tangará da Serra - MT

Mundo

04/10/2018 17:22 G1

Em vídeo, Fujimori faz apelo para que não volte à prisão: >meu coração não vai aguentar>

Um dia após ter seu indulto humanitário anulado, o ex-presidente Alberto Fujimori aparece em um vídeo fazendo um apelo às autoridades do Peru para que não volte para a prisão.

“Quero pedir ao presidente da República e aos membros do poder Judiciário uma única coisa: por favor, não me matem. Se volto para a prisão, meu coração não vai aguentar, está muito frágil”, afirma. "Não me condenem à morte, não aguento mais", acrescentou.

Fujimori foi internado nesta quarta após ser informado que a Suprema Corte do país anulou o indulto que o tirou da prisão em dezembro do ano passado. Nas imagens, ele parece estar na cama do hospital.

O ex-congressista Alejandro Aguinaga, médico pessoal do ex-presidente, afirmou que a ordem da Justiça que determinou a prisão de Fujimori provocou a reaparição de um quadro de arritmia cardíaca, um dos problemas crônicos de saúde do paciente.

Segundo o ex-congressista, o ex-presidente também sofreu uma queda da pressão arterial e está acompanhado dos filhos dentro da unidade de saúde.

Fujimori, que governou o país entre 1990 e 2000, recebeu indulto do então presidente Pedro Pablo Kuczynski em dezembro de 2017, depois que uma junta médica oficial atestou que ele sofre de uma doença progressiva, degenerativa e incurável e que as condições carcerárias significam um grave risco à sua vida, saúde e integridade.

Ele cumpria pena de 25 anos por crimes de corrupção e violação dos direitos humanos por dois massacres durante sua gestão, no combate à guerrilha Sendero Luminoso.

A decisão de anular o indulto de Fujimori foi tomada pelo juiz Hugo Nuñez Julca, do Tribunal de Investigação Preparatória da Suprema Corte do Peru.

Núñez concluiu que o indulto contém irregularidades de tramitação e viola os compromissos internacionais em direitos humanos assinados pelo Peru.

O ex-presidente ainda precisa cumprir mais 14 anos de pena e só deixaria a prisão em 2023, com 94 anos.

Ex-presidente Alberto Fujimori aparece em vídeo pedindo que não seja devolvido à prisão — Foto: Reprodução/Facebook/Alberto Fujimori


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo