? ºC Tangará da Serra - MT

Nacional

17/12/2018 10:30 G1

Guardas Municipais começam a utilizar armas de choque nas ruas do Rio

Os guardas municipais do Rio de Janeiro (GM-Rio) receberam as primeiras pistolas de eletrochoque, na manhã desta segunda-feira (17), durante cerimônia do quartel da corporação.

Mil armas não-letais, adquiridas em este ano com recursos do Fundo de Ordem Pública, foram entregues em cerimônia pelo prefeito Marcelo Crivella e começam a ser usadas nesta segunda.

Foram disponibilizados cerca de R$ 9 milhões para compra de duas mil armas. Metade das armas de eletrochoque já estão sendo utilizadas a partir desta segunda, e a outra metade chegará às mãos dos guardas em 2019.

A verba do Fundo Especial de Ordem Pública vem da parte da receita dos serviços de remoção, leilão, multas de transporte remunerado irregular e no VLT. Além disso, parte do arrecadado do programa lixo zero e multas de trânsito.

"A violência é algo muito complexo, é algo complexo e não tem solução simples. Nós estamos dando um passo na solução de um problema complexo. Sabemos que 'quem com ferro fere, com ferro será ferido'. A arma não letal é um passo importe para a Guarda Municipal", comentou o Crivella.

 
Mil armas de eletrochoque foram entregues na manhã desta segunda (17) — Foto: Daiene dos Santos

Mil armas de eletrochoque foram entregues na manhã desta segunda (17) — Foto: Daiene dos Santos

Para a inspetora geral da GM-Rio, Tatiana Mendes, as armas de eletrochoque são fundamentais para auxiliar na proteção dos guardas e auxiliar nas operações do dia a dia nas ruas.

"As armas de choque são mais um instrumento de menor potencial ofensivo que ajudará os nossos grupamentos no dia a dia perante todas as operações que nós venhamos a ter na cidade do Rio de Janeiro. E dar a eles os equipamentos necessários para a proteção deles e de outro que eles vão a proteger, isso é fundamental", garantiu.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo