? ºC Tangará da Serra - MT

Polícia

09/10/2017 14:28 OLHAR DIRETO

Após denúncia de fraude, Cebraspe garante que irá eliminar candidatos de concurso com salário de R$ 19 mil

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela realização do concurso público para formação de cadastro de reserva para o cargo de delegado de polícia substituto da Polícia Judiciária Civil (PJC), afirmou, por meio de nota, que irá eliminar do certame os candidatos que forem identificados como autores das fotos da prova, que circularam no último domingo em redes sociais. O Cebraspe não disse, no entanto, se irá abrir algum tipo de procedimento investigatório para detectar os infratores. 

Conforme noticiado, uma série de candidatos pediram a anulação do concurso, alegando fraude na aplicação das provas. Uma das principais irregularidades denunciadas foi quanto ao vazamento de fotos da folha de respostas da prova. O concurso estava marcado para as 15h, no entanto, por volta das 14h diversas imagens do gabarito já circulavam em grupos de whatsapp. O uso de aparelhos eletrônicos no local das provas era proibido.


Além disso, alguns candidatos que não quiserem se identificar disseram que o envelope em que as provas estavam, que deveria estar lacrado, chegou violado as salas onde as provas seriam aplicadas.


“Este Centro informa que os envelopes
de prova são confeccionados de plástico e, no momento que são lacrados, podem acabar com leves rugas devido à cola utilizada. O malote de provas, que carrega os envelopes até as salas, permaneceu com seu lacre de aço intacto até o momento da abertura frente aos candidatos”, rebateu o Cebraspe, na nota.


Nesta segunda-feira (09), a reportagem entrou em contato com o Ministério Público Estadual, que informou, via assessoria, que já existe um procedimento investigatório do promotor do Consumidor Ezequiel Borges a respeito de Editais para o Concurso da delegacia. Entretanto, nada referente a suposta fraude. Sobre as suspeitas levantadas ontem (08), ainda não há qualquer denúncia ao órgão ministerial.
Mais de 13 mil candidatos estavam inscritos no concurso, cujo salário inicial era de R$ 19.316,49 com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo