? ºC Tangará da Serra - MT

Polícia

13/04/2018 14:19 G1

Atleta é preso suspeito de orientar grupo de corrida de rua sem diploma de educação física em MT

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Civil na quinta-feira (12), suspeito de exercer irregularmente a profissão de educador físico no Complexo Esportivo do Bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Segundo a polícia, Bristo Viana sales, de 49 anos, foi detido após denúncia do Conselho Regional de Educação Física (Cref-MT) e é reincidente na infração. Ele foi preso quando orientava um grupo de pessoas que praticam corrida de rua.

Levado para a Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), Bristo disse que é ultramaratonista e que participa de corridas de rua dentro e fora do país, mas negou atuar como educador físico. O atleta disse, ainda, que apenas dava dicas e que os amigos do grupo de corrida não eram obrigados a pagar nada a ele, mas que alguns lhe davam "auxílio".

Conforme a polícia, seis pessoas que estavam no Complexo Dom Aquino foram alvo da fiscalização, que ganhou o nome de "Medida Certa", mas apenas Bristo estaria atuando de forma irregular.

Bristo deverá responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por “exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei esta subordinado o seu exercício”.

Além disso, o atleta deverá comparecer a uma audiência já agendada na Justiça, para prestar esclarecimentos.

 

Denúncia

A denúncia feita pelo Cref relatava que pessoas atuavam no local oferecendo serviços de condicionamento físico nas modalidades “corrida e ginástica funcional”, sem possuir a habilitação exigida pela legislação federal e sem possuírem registro no conselho regional.

De acordo com o conselho, oito pessoas já tiveram a atuação proibida no estado apenas este ano, por apresentarem diploma falso.

Conforme a Decon, outras ações estão previstas para acontecer em parques e academias da Baixada Cuiabana, como forma de coibir a atuação de falsos educadores físicos.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo