? ºC Tangará da Serra - MT

Polícia

13/06/2018 15:07

Sedec promove encontro com representantes dos Centros de Atendimento Empresarial

Representantes dos Centros de Atendimento Empresarial (CAE) do interior de Mato Grosso tiveram uma reunião na Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sedec) para discutir ações e estratégias de atuação para a melhoria da assistência aos pequenos empresários. O encontro foi na tarde desta terça-feira (12) e contou com a presença do titular da Sedec, Leopoldo Mendonça, que aproveitou a situação para colocar os participantes a par da tramitação do Projeto de Lei dos Pequenos Negócios, que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e aguarda votação, e ainda do Fórum Permanente do Pequenos Negócios, cuja expectativa é ter o início das atividades no próximo mês.

Mendonça explica que com a aprovação da lei, os empresários terão uma série de tratamentos diferenciados e facilitados. Principalmente no que diz respeito às questões burocráticas e benefícios nas concorrências públicas, em especial nos critérios de desempate. “Muitos municípios já possuem a legislação e agora, queremos ampliar para esfera estadual e assim, contribuir para o fortalecimento e diversificação da economia”.

Outra ferramenta que será utilizada pelo Estado para a modernização do ambiente de negócios é o Fórum Permanente dos Pequenos Negócios, que terá espaço para todos os órgãos, entidades e sociedade civil organizada que atua com tema. A ideia e ter um ambiente favorável para que as propostas sejam elaboradas sempre em consonâncias com o público alvo, no caso os empresários.

Durante a reunião, Mendonça afirmou que pretende fortalecer o trabalho conjunto com os CAEs porque entende que a maior parte dos empreendedores é especialistas no ofício que desenvolvem, porém carecem de apoio no que diz respeito as questões legais e até mesmo práticas administrativas, como imprimir um boleto. “E neste ponto, os agentes fazem a linha de frente e dão o suporte necessário. Eles orientam e contribuem diretamente para a sobrevivência das empresas”.

Na segunda parte da reunião, o secretário-adjunto Empreendedorismo e Investimentos, Leonardo Reyes, apresentou algumas propostas do governo, como a de oferecer cursos de capacitação on line, via Escola de Governo. Neste caso, Reyes alega que conta com apoio dos agentes para definir as demandas e também identificar o melhor formato.

Outra proposta é criar uma série de encontros, usando videoconferência, para esclarecer os agentes de Desenvolvimento Local (ADL) que atuam nos CAEs sobre os procedimentos e incoerências envolvendo os processos em âmbito estadual, como os que tramitam no Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), na Secretaria de Estado de Estado de Meio Ambientes (Sema) e no Desenvolve MT, por exemplo.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo