? ºC Tangará da Serra - MT

Política

15/05/2018 16:44 OLHAR DIRETO

Tribunal de Contas determina suspensão do pagamento da RGA aos servidores do Estado

O conselheiro interino do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Isaias Lopes da Cunha, determinou que o Governo suspenda o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores do Estado. A decisão atende a uma recomendação do Ministério Público de Contas (MPC), que apontou “graves irregularidades”  na concessão da RGA ao funcionalismo, em relatório técnico preliminar.


“Entendo que este Tribunal de Contas, como órgão de controle externo responsável pela fiscalização da gestão dos recursos públicos não pode se omitir diante do contínuo aumento das despesas total com pessoal, em total descompasso com a crise econômica e financeira que assola o país e as finanças do Estado, e com grave ofensa à Lei de Responsabilidade Fiscal, situação que requer a adoção de medidas de austeridade e de responsabilidade política institucional para que Mato Grosso não passe pelas trágicas experiências dos Estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul”, escreveu o conselheiro em sua decisão.


Conforme o relatório do MPC, o Governo do Estado, sob a gestão do governador Pedro Taques, desrespeitou “o índice prudencial e máximo definido pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN” e praticou gastos com o funcionalismo que contrariam o que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No ano passado, após intensas discussões o Executivo se comprometeu a pagar os valores em atraso da RGA e definiu também o calendário de repasses da reposição para este ano.


“Em razão da gravidade das irregularidades e do perigo do aumento exacerbado do volume de gastos com pessoal, com risco de comprometimento e lapso da gestão fiscal e financeira do Estado de Mato Grosso” ficou estabelecido também, conforme o conselheiro, o pagamento de todos os reajustes e subsídios que são pagos aos servidores.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo