? ºC Tangará da Serra - MT

Última Hora

10/01/2018 15:28 Prefeitura Cuiabá

Prefeitura leva "Cata-treco" para mais de 150 bairros e planeja dobrar o atendimento em 2018

Executado a partir de um elaborado plano de atuação, o programa “Cata-treco” fechou o ano de 2017 como mais de 150 bairros atendidos. A informação é confirmada pelo cronograma de trabalho desenvolvido pela Diretoria de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A ação tem sido uma das principais ferramentas da Prefeitura de Cuiabá dentro do planejamento de transforma a capital mato-grossense em uma cidade referência no quesito limpeza.

Implantado durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o “Cata-treco” leva para as comunidades contempladas o serviço de recolhimento de mateiras secos inservíveis, descartados pelos moradores. O programa caminha de maneira alinhada com o tradicional “Mutirão da Limpeza” e, juntos, são responsáveis por transformar o visual dos bairros atendidos e colaborar com a melhoria da qualidade de vida do cidadão cuiabano.

“Com esse trabalho a gente limpa os bairros e evita, por exemplo, que esses materiais poluam nosso Rio Cuiabá. Temos um grande desafio de criar uma cidade sustentável. Estamos caminhando nesse sentido e os resultados dos nossos esforços já podem ser visto pelo cuiabano. O Cata-treco é um grande exemplo disso. É uma ação simples, mas de extrema importância para o desenvolvimento da Cuiabá dos 300 anos. Queremos retomar o título de Cidade Verde e para isso não basta apenas plantar árvores, é preciso ter um cuidado com o meio ambiente no geral”, argumenta Emanuel Pinheiro. 

A ação foi idealizada para operar de maneira permanente e beneficiar todas as regiões do município. Conforme o cronograma de trabalho, essa meta tem sido cumprida, visto que, durante um ano de atuação, o programa conseguiu chegar aos mais diferentes bairros. Para alcançar a excelência pretendida, a Secretaria disponibiliza uma equipe de cerca de 20 trabalhadores da limpeza urbana e um aparato de pelo menos cinco caminhões para atuar diariamente e, assim, otimizar o serviço.

“Existe uma série de avanços, principalmente no sentido qualitativo, que estamos construindo para que esse ano de 2018 seja melhor e consigamos alcançar os resultados desejados. Com toda certeza o Cata-treco está entre as ações que pretendemos reforçar. Estamos trabalhando para adquirir novos equipamentos, em especial caminhões, para montar uma nova estrutura de atendimento para essas ações e assim alcançar o maior número de comunidades possíveis”, comenta o secretário José Roberto Stopa.

Segundo o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, além de um importante auxiliador no trabalho de zeladoria e embelezamento dos bairros cuiabanos, a iniciativa contribui ainda para a preservação ambiental e também no combate a doenças propagadas por conta do acumulo de lixo. Dentro desse trabalho, o diretor destaca ainda a atuação em parceria com as cooperativas de coleta, que ajudam na separação dos materiais recicláveis e não recicláveis.

“É um trabalho que evita, por exemplo, que o morador descarte sofás, geladeiras, fogões e outros resíduos secos, em locais inapropriados para esse tipo de ação. Dessa forma, conseguimos diminuir a proliferação de bolsões de lixo e, consequentemente, de focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e do zika vírus”, finaliza Anderson.    


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo