? ºC Tangará da Serra - MT

Última Hora

09/02/2018 08:34 Folha Max

Blitz educativa orienta para um Carnaval seguro em VG

Viaturas da Guarda Municipal de Várzea Grande passaram a ser percebidas em maior número durante a tarde da última quinta-feira (08). Isto porque a corporação intensificou as operações de blitz em uma força tarefa à Operação Lei Seca, com o tema “Carnaval Mais Seguro”, agora anunciada para se repetir todos os dias em diferentes pontos da cidade até a “Quarta-feira de Cinzas”.  A programação visa  intensificar mobilizações desse tipo em toda a cidade com a finalidade de prevenir e reduzir índices de acidentes de trânsito, pois álcool e direção resultam consequentemente em mortes.

Na abertura da ação na rotatória do Várzea Grande Shopping mais de mil abordagens a motoristas foram registradas na mobilização que antecede as festas carnavalescas. Neste primeiro momento a ação é orientativa e com distribuição de panfletos de conscientização da ‘Operação Lei Seca’. A partir de sábado (10), será abordagem preventiva com uso do teste de alcoolemia no trânsito, ou seja, teste do bafômetro, em localidades estratégicas e simultâneas em parceria com a Polícia Militar.

Segundo o secretário da Defesa Social, Alexander Torres Maia a intenção ao reforçar essas ações é mudar o comportamento das pessoas. “Mais do que fiscalizar com as blitz diárias, também é importante conscientizarmos de que álcool e direção não combinam. Levar a operação em pontos distintos mostra de forma consciente que a direção deve ser segura e responsável, em especial neste período de feriado prolongado de festas carnavalescas, onde certos condutores ingerem álcool e depois querem dirigir normalmente”, completa.

Conforme o comandante da GM, Evandro Homero Dias, a ação adota medidas para coibir acidentes, embriaguez ao volante, armas, drogas, veículos roubados e outras situações. "A abordagem visa estabelecer a ordem pública. Estão sendo feitas as operações para tentar inibir quaisquer  situação que venha trazer risco a vida das pessoas. A iniciativa visa à conscientização sobre os riscos da mistura álcool e direção", explica.

A mega operação é uma força tarefa que estará em pontos de grande circulação na cidade para evitar a incidência de colisões graves e conflitos veiculares, aumentando a segurança viária.

“A blitz é de alta visibilidade e de caráter pedagógico, para que a população sinta a presença dos agentes nas ruas e evitem a cometer infração, protegendo a vida e reduzindo a probabilidade de se envolver em acidentes. Essa operação desencadeada no feriado de Carnaval tem a meta de coibir o aumento de consumo de álcool, por ser uma época onde existem muitas festas carnavalescas, no qual naturalmente aumenta o consumo de bebidas”, explica o comandante.  

Homero assegura ainda que a tendência é reforçar essas mobilizações para criar a cultura do respeito às normas de trafegabilidade do veículo e condutor. “As blitzes serão realizadas em todos turnos, inclusive de madrugada para evitar a ocorrência de acidentes de trânsito em decorrência a ingestão do álcool”.

A operação seguirá por pontos distintos da cidade, 24 horas por dia, até a quarta-feira de ‘Cinzas’. Nesta sexta-feira (09), Trevo do Lagarto e Região Aeroporto recebem a blitz orientativa.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo