? ºC Tangará da Serra - MT

Última Hora

12/04/2018 15:10

Secretário pede paciência com semáforos inteligentes e cita maior fluidez no trânsito

O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, pediu paciência aos condutores cuiabanos em relação aos semáforos inteligentes, que estão sendo instalados, em Cuiabá. O gestor citou a maior fluidez de trânsito na avenida Isaac Póvoas e explicou que os aparelhos ainda estão se adaptando às vias da capital mato-grossense, com a coleta de dados. A expectativa é que até o início da semana que vem, tudo esteja alinhado.

“Na Isaac Póvoas está funcionando em onda verde, faltam alguns ajustes. Na Sérgio Motta, é complicado, por isso estamos fazendo os ajustes. Cada vez que o semáforo localiza um tumulto, ele começa a armazenar dados para fazer um plano para aquele local. Agora, temos um semáforo de quatro tempos, que democratiza todos os sentidos da rotatória. Neste momento, é preciso paciência, está em testes”, explicou o secretário em entrevista ao Jornal da Capital, da Capital FM.
 
Ainda sobre o mesmo ponto, que tem recebido reclamações de vários condutores, Antenor comenta que “estamos ajustando o programa para que ele possa trabalhar e dar maior fluidez no trânsito. Acredito que até segunda-feira da semana que vem estão todos ligados e não desligaremos mais. Ali sempre existiu congestionamento, fizemos uma contagem que, sem o semáforo, passavam 22 carros por minuto, após a instalação, são 22 carros em 23 segundos”.
 
A primeira etapa de instalação deverá ser finalizada até o dia 30 deste mês. Conforme o gestor, os equipamentos se comunicam entre si, portanto é necessário que todos estejam prontos para que as melhorias sejam sentidas consideravelmente por parte da população.
 
 
Na Isaac Póvoas, a fase de testes acontece com a ‘onda verde’. Com isto, o motorista consegue atravessar toda a avenida sem parar, caso siga a velocidade estipulada para aquela pista. A intenção é destravar o trânsito que geralmente é caótico na região e dar um maior fluxo para os veículos que passam por aquele trecho.
 
Ao todo, serão 30 conjuntos semafóricos instalados nas avenidas do CPA, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas e Carmindo de Campos com a Tenente Coronel Duarte.
 
O método é o mesmo utilizado nos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá. Ao contrário dos semáforos únicos presentes atualmente, o novo padrão a ser aplicado traz três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores. Essa medida considera também o grande fluxo de veículos dos mais diversos portes e os perigos que a obstrução da sinalização podem acarretar, como acidentes de trânsito.
 
 
Adaptando-se conforme a demanda e podendo ser controlado remotamente em tempo real, o sistema deve auxiliar na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato já estabelece também a aplicação de câmeras de vídeo detectores de semáforos, para atuar dentro dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O software que será instalado receberá ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.
 
Além disso, o novo sistema oferece melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.
 
A empresa disponibilizará treinamento à Prefeitura, para que toda administração seja feita no próprio município, ficando independente da empresa e não existindo mais nenhum tipo de mensalidade, cumprindo, assim, com a exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
 
Confira os cruzamentos que devem receber o conjunto semafórico:
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Juliano Costa Marques
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Argelia
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Senegal
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Kadri Informática
 
 - Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Enio C. de S. Vieira
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Hotel Paiaguás
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Mc Donald’s – Próximo a Rua das Orquídeas
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Caixa Econômica Federal
 
 - Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Decorliz
 
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Historiador Rubens de Mendonça X Avenida Mato Grosso
 
 - Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Cel. Escolástico x Rua Voluntários da Pátria
 
 - Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Campo Grande
 
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Getúlio Vargas
 
 - Avenida Tenente Coronel Duarte x Travessa João Dias
 
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Generoso Ponce (boca da onça)
 
- Avenida Generoso Ponce x Rua 13 de Junho
 
- Avenida Generoso Ponce x Rua Joaquim Murtinho
 
- Avenida Isaac Póvoas x Rua Barão de Melgaço
 
 - Avenida Isaac Póvoas x Rua Comandante Costa
 
 - Avenida Getúlio Vargas x 13 de Junho
 
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Joaquim Murtinho
 
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Barão de Melgaço
 
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Comandante Costa
 
 - Miguel Sutil x Boa Vista
 
- Beira Rio x Oliveira x Sergio Mota (Rotatória)
 
- Avenida das Torres x Avenida Itália (Rotatória)
 
- Rua Dom Aquino x Clovis Hughenei
 
- São Cristóvão x Avenida Carmindo de Campos
 
- Avenida Beira Rio x São Cristóvão


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo