? ºC Tangará da Serra - MT

Última Hora

14/05/2018 13:49

Desfile Cívico-Militar acontece na Avenida Couto Magalhães, amanhã, às 16 horas, em Várzea Grande

O desfile cívico e militar de Várzea Grande reunirá mais de mil alunos de escolas públicas, além da participação das Forças Militares e da parte cultural da cidade e instituições privadas e civis. O evento faz parte da grade de comemoração aos 151 anos de Fundação de Várzea Grande.Com a  temática “Como é bom morar em Várzea Grande” o desfile em suas diversas alas,contará a história, as tradições e evolução política e social do município.A solenidade ocorrerá no dia 15 de maio, na Avenida Couto Magalhães, às 16h.

As unidades escolares municipais terão a apresentação de 22 pelotões com cerca de 1000 estudantes.  As instituições convidadas somam 16 pelotões distribuídos entre o voo panorâmico do helicóptero conduzido pela equipe da CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas), Exército Militar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e banda , Academia de PM Costa Verde e Banda, Desbravadores, Instituto Jaiminho, Lions Clube, Ordem Demolay, IFMT, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e pelotões das Secretarias de Assistência Social e Educação. As Escolas Estaduais Elmaz Gattas, Pedro Gardés e Adalgisa de Barros apresentarão também suas respectivas homenagens à Cidade Industrial. 

O tema “Como é bom  orara em Várzea Grande”será apresentado pelas unidades de ensino através de faixas, cartazes, desenhos, frases, maquetes, carros alegóricos, entre outros trabalhos. O objetivo é mostrar as atividades que as escolas desenvolvem o ano todo e suas respectivas premiações no cenário educacional Estadual, Nacional e Internacional.

“É uma rica oportunidade para a população ver as nossas crianças, escolas, bandas ,projetos , instituições civis e militares,  apresentando seus trabalhos,em unidade  e harmonia na Avenida Couto Magalhães.Organizamos a programação especial neste espírito de comemoração, onde lançamos  cerca de R$ 90 milhões em obras e ações em várias áreas estruturais da cidade. Entre entregas de obras e reformas, inaugurações e emissão de ordens de serviço, a prefeitura teve 25 eventos.No desfile  estudantes da rede pública de ensino, grupos comunitários e representantes das forças de segurança estarão também juntos na avenida . Quando a população tem uma identificação com a cidade, ela preserva sua História. Um evento como este acaba justamente por resgatar esta ligação entre as pessoas e o nosso município”, destacou a prefeita, Lucimar Sacre de Campos.

Já o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, disse que o desfile de escolas é um evento tradicional importante, que já faz parte das comemorações do aniversário da cidade. “O desfile complementa as festividades com o que a gente tem de mais importante na gestão, que é a Rede de Educação que abriga nossas crianças e fortalece a nossa cidade. Empreendemos um resgate histórico e cultural da tradição local para expor na Avenida",  pontua.

O secretário enfatiza ainda que a realização do desfile é bem recebida por estudantes, dirigentes de escolas, professores e representantes de instituições e a população várzea-grandense. “Com certeza será uma excelente oportunidade de diferentes segmentos e pessoas, para prestar homenagem  nossa querida cidade”.

A presidente da Comissão Organizadora do Desfile, Edizes Reveles disse que os estudantes preparam um desfile com muitas surpresas. Além disso, as forças locais de segurança prometem prestigiar o evento com a exibição de viaturas, helicóptero e ações educativas, dentre outras apresentações que estão sendo programadas.

Os preparativos do evento estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, que confirmou a participação de instituições escolares, entidades e representantes de vários setores.  Em muitas escolas e entidades a preparação para o desfile já foi intensificada nos últimos dias. A concentração  acontecerá em frente à Praça Aquidaban e o desfile percorrerá até o palanque oficial de autoridades,  ao lado da Fundação Júlio Campos, na Avenida Couto Magalhães.

“A festa é importante para resgatar a História da cidade tendo um caráter cultural, cívico e social. É muito importante ver a felicidade das crianças, pais e professores nas apresentações”, finalizou o secretário de Educação, Silvio Fidelis.

De acordo com a comissão organizadora do desfile cívico- militar, em relação ao ano anterior, este ano o evento terá a participação ampliada de estudantes e de escolas, divididos em 22 pelotões que irão abordar o tema deste ano sob vários aspectos, sobretudo relacionados às melhorias do sistema de ensino e as premiações conquistadas por várias escolas da rede municipal ao longo de 2017.

O desfile acontece no dia 15 de maio, ao longo da Avenida Couto Magalhães, com início às 16h, anunciado pelo voo panorâmico do helicóptero da Ciopaer ao som da banda marcial composta por 25 participantes, estudantes da EMEB “Profª Rita Auxiliadora de Campos Cunha” abrem o desfile, empunhando as bandeiras oficiais e saudando o município pelos seus 151 anos com balões metalizados.

Em seguida, alunos da EMEB “Aristides Pompeo de Campos” saúdam a população com adereços e faixas, ressaltando que “todo dia temos motivo para comemorar por morar em Várzea Grande”. A EMEB “José Estejo de Campos” fará uma homenagem com bandeiras de estados do Brasil e de países aos migrantes que para cá vieram cheios de esperança à procura de melhores oportunidades para viver e criar seus filhos.

O primeiro carro alegórico a desfilar será o caminhão da CMEI “Miguelina Campos Silva”, decorado com balões e flores naturais, com alunos da pré-escola saudando a cidade e seu povo no painel “Como é bom viver aqui”. O pelotão da EMEB “Ana Francisca de Barros” vai trazer alunos com pipas, cata-vento, bolas e outros brinquedos apresentando o tema “Território Brincar: Um, Dois, Três! Lá vamos nós!”.

Os alunos da EMEB “Apolônio Frutuoso da Silva” desfilam logo em seguida uniformizados, juntamente com os professores da unidade, exibindo materiais escolares para destacar o tema: “Como é bom estudar aqui! Aprender a ler e escrever!”, seguidos por mais 80 alunos da EMEB “Aristides Pompeo de Campos” também uniformizados.

O segundo carro alegórico a desfilar na avenida será o da EMEB “Honorato Pedroso de Barros” que trará representado o artesanato com redes, canoas, violas, uma réplica de uma casa várzea-grandense, representando as raízes e riqueza de um povo, simbolizado pela cultura. Em seguida, os estudantes do CBAC de EMEB “Jaime Veríssimo de Campos” desfilam fazendo um “convite para hoje: Música, Alegria, Alegria, Bom humor e muita vontade de ser feliz”.

As escolas premiadas no ano passado desfilam logo em seguida com a apresentação da fanfarra da EMEB “Senhora Dirce Leite de Campos”, 1º lugar na competição de fanfarras, realizada na cidade de Sorriso. O teatro será representado por alunos da escola, primeira colocada no concurso do Ministério Público, no projeto “Onde Há Educação, a Corrupção não tem Vez”, vencedora da região Centro Oeste do Programa Itaú Social e também campeã da etapa regional da 14ª edição do FETRAN.

O tema da sustentabilidade é lembrado no desfile da EMEB “Senhora Dirce Leite de Campos” na faixa “É necessário hidratar a cultura, mudando a percepção sobre a água e tornar a sociedade e os indivíduos hidroconscientes”. As alegorias irão mostrar gotas, sombrinhas com chuvas e panfletos sobre a conscientização do uso correto da água.

A vencedora do Prêmio de Gestão Escolar 2016/2017, EMEB “Emanuel Benedito de Arruda” desfila com estudantes portando bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos, uma referencia ao intercambio recebido como premiação à escola, seguida pelos alunos da EMEB “Ten. Abílio da Silva Moraes” primeira colocada no concurso de redação promovido pela OAB/VG. Os estudantes da EMEB “Profª Rita Auxiliadora” vencedora do Projeto 3R desfilam em seguida, com roupas produzidas através de material reciclável, seguidos pela fanfarra da EMEB “Irenice Godoy”.

O terceiro carro alegórico vem com a equipe do Esporte da Secretaria de Educação. Alunos da CMEI “Isabel Pinto de Campos” homenageiam a Copa Industrial de Futebol Amador, acompanhados pelos alunos da EMEB “Dep. Ary Leite de Campos” vestidos com roupas para a prática esportiva, simbolizando o fomento às práticas esportivas como as caminhadas/corridas/zumba, apoiadas pelos profissionais da Superintendência de Esportes de Várzea Grande, seguidos pela fanfarra da EMEB “Lenine de Campos Póvoas”.

Encerrando o desfile, estudantes do 6º ao 9º ano da EMEB “Ten. Abílio Silva de Moraes” irão animar o público com o tema “Que o pôr do sol neste dia tão especial encha todos os corações com muita alegria, esperança e PAZ” levando nas mãos muitos balões vermelhos em formato de coração.

Ainda participam do desfile representantes do Desbravadores Bandeirantes, Instituto Jaiminho com a Orquestra “Jóvem Jaiminho”, Demoley, Rotary e Lions Club, alunos do Instituto Federal de MT, as escolas estaduais Elmaz Gattas Monteiro, Pedro Gardes e Adalgisa de Barros com sua fanfarra, a Secretaria de Assistência Social e a Guarda Municipal.

Participam do desfile deste ano as EMEBs: Ana Francisca de Barros, Apolônio Frutuoso, Aristides Pompeo, Dep. Ary Leite de Campos, Jaime Veríssimo de Campos e José Estejo. Carros alegóricos das CMEI Isabel Pinto de Campos, Miguelina de Campos Silva e Honorato Pedroso de Barros. As EMEBs premiadas: Senhora Dirce Leite de Campos, Emanuel Benedito de Arruda, Profª Rita Auxiliadora de Campos e Ten. Abílio de Moraes e as fanfarras das EMEBs: Lenine de Campos Póvoas, Irenice Godoy de Campos e Senhora Dirce Leite de Campos.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo