? ºC Tangará da Serra - MT

Última Hora

15/05/2018 15:09 OLHAR DIRETO

Fugindo das dificuldades, mais 30 venezuelanos chegam em Cuiabá

Fugindo das dificuldades socioeconômicas e em busca de uma nova vida, cerca de 30 venezuelanos vieram de Boa Vista, capital do estado de Roraima, para Cuiabá, através de um voo da Força Aérea Brasileira (Fab), na manha desta terça-feira (15). No início de abril, a capital já havia recebido 70 famílias, que estão instaladas na Pastoral do Imigrante.

Os atendimentos aos venezuelanos são feitos em parceria entre Prefeitura, Estado e Pastoral do Migrante. A força-tarefa fornece alimentos e também custeia alguns itens básicos de sobrevivência como água e energia elétrica.
Além disso, eles participam de ações da entidade, com acompanhamentos através das equipes das Secretarias de Assistência e Saúde, com orientações, levantamentos, cadastros, com objetivo de auxiliá-los na  adaptação com a capital.


Conforme a Prefeitura, a população de imigrantes dos demais países, como os haitianos, que já se encontram em Cuiabá, tem acesso ao mesmo sistema de assistência ofertado para os brasileiros.
Eles têm acesso a rede de assistência da Capital, podendo participar dos programas do governo federal, através do no CadÚnico, no mercado de trabalho através do Sine. Contudo, cerca de 40 venezuelanos que chegaram em abril já estão trabalhando.

As ações de acolhimento aos venezuelanos, em relação ao Executivo municipal estão sendo coordenadas pela Secretaria de Governo e envolvem as Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Saúde, Ordem Pública, Educação, Gestão e o Núcleo de Apoio à primeira – dama Márcia Pinheiro.
 
A Secretaria de Assistência Social está cadastrando os migrantes no CadÚnico, para que possam ser incluidos nos programas assistenciais e nas ações oferecidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Também estão recebendo orientações para inclusão no mercado de trabalho através do Sine.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo