? ºC Tangará da Serra - MT

Última Hora

06/06/2018 13:18 Prefeitura Cuiabá

1ª Conferência de Avaliação do PME será realizada no dia 25 de junho

No próximo dia 25 de junho, representantes da Educação de Cuiabá estarão reunidos no Hotel Fazenda Mato Grosso para a 1ª Conferência Municipal de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). O evento está sendo organizado pelo Fórum Municipal de Educação como uma estratégia  para fortalecer o diálogo e a participação ampla da sociedade, na definição da política educacional do Município de Cuiabá.

Como uma das etapas da Conferência, alunos, pais e profissionais das 162 unidades educacionais que compõem a rede municipal estão realizando desde maio, discussões e avaliações internas do PME e também a escolha dos delegados que representarão as unidades no evento.

A expectativa dos organizadores é de que mais de 400 delegados, representando as redes estadual, municipal, particular, filantrópica e unidades de ensino superior, participem do evento.

Para o presidente do Fórum Municipal de Educação e diretor geral de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), professor Luiz Batista Jorge esse é um momento especial para a Educação em Cuiabá. Mais do que quantidade, a expectativa é de que a Conferência tenha uma significativa representatividade dos segmentos envolvidos com a questão e traga qualidade a processo de avaliação. 

“O Plano Municipal de Educação, construído em 2015, está sendo avaliado para que possamos fazer as adequações e correções de curso necessárias.  As metas estabelecidas no Plano, não vão mudar. O que estamos discutindo são as estratégias para que possamos alcançar essas metas, para que Cuiabá tenha uma Educação que realmente consiga atender a demanda da nossa população”, explicou Luiz Jorge.

Nesse sentido o momento é especial, tanto para as unidades escolares, que operacionalizam o que está definido no PME, como para  os gestores que tem grandes desafios para implementar uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade.

“Queremos trazer  todos para que participem efetivamente das discussões, da creche à universidade, o Estado, os setores privados e as diversas instituições ligadas a Educação. Não podemos nos esquecer que o PME é territorial, portanto, envolve de zero até o pós dourado e contém ações propostas que atendem as demandas de todo esse contingente”, explicou.

Na avaliação do presidente do Fórum, esse processo é fundamental também para que a rede possa avançar na busca por soluções para seus alguns de seus desafios, melhorar sua  infraestrutura, aumentar os  investimentos em recursos humanos e ampliar  a capacidade de atendimento da rede, principalmente na faixa de zero a três anos.

Para o diretor da EMEBC Nossa Senhora da Penha de França, Ednilson de Carvalho, unidade educacional localizada no Coxipó do Ouro “é fundamental que haja uma ampla discussão nas escolas e também a  compreensão de todo o conjunto da Secretaria sobre a importância desse momento, também para a formação e qualificação dos profissionais na ponta”.

A unidade atende uma média de 400 alunos, da educação infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em extensão com o Estado também o Ensino Médio. Na unidade educacional, as discussões vêm sendo realizadas nos momentos de formação dos profissionais.

Serviço

 

O que: 1ª Conferência Municipal de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME)

Quando: 25 de junho

Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo