? ºC Tangará da Serra - MT

Última Hora

05/07/2018 10:00 Folha Max

Festival oferece carnes nobres, cortes especiais e sabor aprimorado

A rotina corrida do brasileiro, a "chuva de fast foods", a facilidade de comer um lanche de rua. Nada disso impediu as pessoas  de irem em busca de alimentos com sabores diferenciados. Os paladares estão mais apurados e dessa insatisfação de comer sempre "mais do mesmo", surgiu o conceito "gourmet". Essa onda atingiu uma paixão nacional: o nosso bom e (não mais) velho, churrasco!

Carnes muito mais suculentas, cortes especiais e acompanhamentos que passam longe do tradicional arroz, mandioca e vinagrete. Os mestres churrasqueiros se especializam cada vez mais no preparo das carnes, e o resultado, bem literal disso, dá água na boca.

Além da Nelore, responsável por 80% do nosso rebanho, uma outra raça tem se destacado. A Angus, de origem europeia, que é o segundo maior rebanho de corte no Brasil. Mas o que essa carne tem de tão especial? A grande diferença entre essas raças é o grau de marmoreio da carne, que é como se chama a quantidade de gordura entremeada. Além da maior suculência, o grau de marmoreio proporciona uma diferença no sabor. Quanto mais gordura entre as fibras da carne, mais sabor garantido.

A churrasqueira profissional Ana Paula Tavares, diz que a "gourmetização" chegou para atender a esse público que busca por um sabor mais aprimorado. "As pessoas estão aprendendo a conhecer essas novas carnes e cortes. O conceito goumert é isso, nós estamos melhorando a forma de sentir o sabor dessa carne e o preparo dela vai muito além daquele realizado numa churrascaria tradicional", explica.

Ana Paula destaca que os cortes mais comuns do churrasco como a picanha e a fraldinha, ainda estão na lista do preparo gourmet, no entanto, outros cortes estão ganhando espaço. "O Shouder Steak, por exemplo, que é um filé retirado da paleta do boi, fica muito suculento e com sabor diferenciado. O cupim que antes era sempre feito da mesma forma, agora ganha outras técnicas, sendo defumado, com um tempo muito maior de preparação para que o paladar seja único".

O gastrônomo Carlos Miranda conta que o conceito “gourmet” agrega valor à produção e apresentação de um prato. "Porque não juntar o tradicional, o rústico, com um acompanhamento que tenha mais textura, cores e frescor? Isso estimula todos os nossos sentidos", disse. Paulo também explica que, alguns cortes, antes não muito valorizados, agora, estão em alta.

"Alguns cortes de carne que eram considerados 'de segunda' agora estão em alta, como por exemplo: assado de tira, tipicamente argentino, é extraído das cinco primeiras vértebras do boi e ainda, variações do contrafilé, da onde são separados, por exemplo, cortes argentinos como o bife ancho, a parte mais próxima da cabeça do boi, e o chorizo", descreve.

Outro mestre churrasqueiro, Rafael Campos, explica que algumas referências no modo de preparo na Argentina e Uruguai foram incorporadas no churrasco gourmet aqui no Brasil. "No churrasco tradicional, a carne é temperada com sal grosso e depois vai para o fogo. No churrasco gourmet, nos preocupamos em preservar o suco da carne, que é o que proporciona o sabor, a maciez e textura do churrasco e, por isso, usamos o sal de parilla para temperar somente depois da carne já ter sido assada. O sabor fica incrível", explica.

Showrrasco Cuiabá

Se comer churrasco já é bom, imagina fazer isso ao som de bandas referências em Rock da velha guarda? Rafael Campos é um dos organizadores do Festival Showrrasco, evento que vai reunir no dia 04/8 na Musiva em Cuiabá,  15 mestres churrasqueiros de todo o país, numa maratona de rock e churrasco open food. Bandas como Cachorro Grande, Lobão e os Eremitas da Montanha, a cantora Xandra Joplin, Heróis de Brinquedo, Imitáveis e Fábrica, prometem embalar o público com um som de rock de qualidade durante 8 horas de show.

Nesta edição do Showrrasco, o empresário e churrasqueiro Augusto Queirós, vem de São Paulo especialmente para preparar o cordeiro assado.  Augusto é produtor de azeite e cordeiro, e desenvolveu uma técnica na preparação dessa carne que tem um sabor tão marcante.

A combinação de rock e churrasco surgiu há 19 anos, em Minas Gerais, e desde então o festival acontece em diversas cidades do país oferecendo ao público essa experiência que tem na sua essência, comida de qualidade com um som que irá agradar aos fãs do rock n' roll.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo