16 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

AGRONEGÓCIO Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 11:29 - A | A

Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 11h:29 - A | A

BRICS 2025

MDA apresenta ao Brics políticas públicas voltadas ao investimento em mecanização no campo

Foram destacadas as políticas de crédito para impulsionar a produção no campo

Redação

A adoção de políticas públicas para estimular a mecanização, inovação tecnológica, bem como o fortalecimento da agricultura familiar, o aumento da produtividade e a promoção da sustentabilidade no campo, foram pautas debatidas na primeira reunião presencial do Grupo de Trabalho de Agricultura do Brics 2025, que ocorreu em Brasília entre os dias 12 a 14 de março. Os assuntos foram discutidos durante o painel sobre Cooperação e Investimentos em Mecanização e Avanços Tecnológicos para a Agricultura de Pequena Escala, que contou com a contribuição da diretora de Inovação para Produção Familiar e Transição Agroecológica do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vivian Libório.

As ações no âmbito do Programa Mais Alimentos e os investimentos em mecanização para o fomento da agricultura familiar foram apresentadas pela diretora aos representantes dos países membros do GT. Ela aponta que as estratégias em desenvolvimento pelo Governo Federal para o impulsionamento da mecanização e tecnificação no campo estão agregadas às diretrizes da política da Nova Indústria Brasil (NIB), que estabelece metas específicas para diversas áreas incluindo a agroindústria a serem implementadas até 2033.

"A gente tem um pacto lançado ao final do ano passado, a missão da Nova Indústria Brasil, onde, hoje, todos os esforços do Governo Federal são para que em 2026 a gente aumente em 43% a tecnificação, chegando a 66%, e no âmbito da mecanização aumentar em 28%, para chegar até 35% em 2033", disse. "Temos também um acordo de cooperação técnica entre ministérios, indústrias e organizações da sociedade civil, para criar esse ambiente de expansão das tecnologias para contribuir com a agricultura familiar", completa.

Vivian explica que o MDA tem ampliado, nas cinco regiões do país, o diálogo com a sociedade civil, poder público, instituições prestadoras de serviços e com a indústria, para levantar as demandas relacionadas à aquisição de máquinas, equipamentos e implementos: "Estamos na construção de um seminário nacional para apresentar os resultados dessa discussão e a ideia é fazer uma plataforma de oferta e demanda para que a gente consiga visualizar de forma mais rápida o que é que está sendo demandado nas regiões e nos territórios, para que a gente consiga fazer uma articulação com a indústria, para que haja um processo de desenvolvimento e escala a partir das políticas públicas de acesso que está em torno do crédito e fomento".

Ela também destacou os avanços do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), política pública desenvolvida pelo MDA voltada à oferta e crédito para incentivo à produção no meio rural, entre eles o crédito para aquisição de máquinas. "A gente aumentou em mais de 30% o crédito específico para máquinas, equipamentos e implementos. Temos trabalhado não somente para estimular o acesso a partir do crédito, mas também com a política de Assistência Técnica e Extensão Rural avançar nessa etapa de apropriação tecnológica, para que a máquina seja utilizada da melhor forma possível, considerando a questão ambiental, social e também histórico e cultural das comunidades rurais", finalizou.

BRICS 2025

Os representantes dos países membros do Grupo de Trabalho de Agricultura do Brics estiveram em Brasília, dos dias 12 a 14 de março, na primeira reunião técnica sob a presidência brasileira. Em diferentes sessões, foram debatidos assuntos como a aliança global contra a fome e a pobreza e o fortalecimento da agricultura familiar.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image