Entre os dias 10 e 20 de julho, o Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco da 57ª edição da Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), um dos eventos mais tradicionais do estado. Com uma programação diversificada, o evento contará com shows musicais, rodeio, minicursos, exposição de animais, feira comercial, fórum técnico, praça gastronômica e competições hípicas.
Promovida pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira deste ano reforça seu papel estratégico de integrar o agronegócio com a população urbana, promovendo conhecimento, entretenimento e desenvolvimento econômico. Com esse propósito, apenas três dos onze dias de evento terão cobrança de ingresso para os shows principais (12, 18 e 19 de julho). Os demais dias serão de entrada gratuita para o público.
“A Expoagro é mais que uma feira agropecuária porque une o agro, a indústria e o comércio com as famílias da baixada cuiabana. Por isso, sempre buscamos ter o maior número possível de dias com acesso gratuito”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira.Entre os grandes destaques musicais confirmados estão Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa (12/07), Leo Santana e Ferrugem (18/07), além de Hugo & Guilherme e Zé Neto & Cristiano (19/07). A programação ainda inclui uma noite gospel com Jefferson & Suellen (14/07) e uma noite católica no encerramento, com Padre Adriano Zandoná e Irmã Ana Paula (20/07). A venda de ingressos começa no dia 15 de abril.
Além dos shows, o evento contará com quatro dias de rodeio (16 a 19 de julho), parque de diversões com o Ita Park, vitrine de animais, minicursos e disputas hípicas. A parte técnica também ganha destaque com a realização do Fórum dos Setores Produtivos, entre os dias 15 e 17 de julho, que neste ano abordará o tema “Agro e Clima”, em parceria com a UFMT. Serão 14 palestras sob curadoria do projeto Conect Zoo Agro.
A responsabilidade social é outro pilar da Expoagro. O evento renovou a parceria com o projeto Mesa Brasil, do Sistema Fecomércio, para arrecadação de alimentos. Em 2024, a feira arrecadou 20 toneladas, e a meta para este ano é superar essa marca.
“É preciso muita coragem para organizar um evento desse porte. Temos muito orgulho de participar como apoiadores da maior edição da Expoagro”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi. O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, também prestigiou a iniciativa: “Vamos comemorar o aniversário de Cuiabá na Expoagro! A capital do agro é Cuiabá, e este evento é um verdadeiro ambiente de negócios que precisamos valorizar”.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, elogiou a estrutura do evento e reforçou o apoio do Governo do Estado. “O que achávamos que já era bom será ainda melhor neste ano”, afirmou.
A abertura oficial da 57ª Expoagro será realizada no dia 11 de julho, às 18h, com solenidade e presença de autoridades. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções, e conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio.